A Situação da Arte na Educação e na Sociedade Hoje

a situacao da arte na educacao

Neste momento de permanentes limitações nos vinte anos de obrigatoriedade do ensino de Arte nas escolas brasileiras com fortes interrogações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), professores e artistas se mobilizam e discutem a descaracterização do Ministério da Cultura (MINC), além da possível revisão das leis de incentivo.

O Laboratório de Imaginário Social e Educação (LISE/FE/UFRJ) considera que esta conjuntura deve ser debatida o mais brevemente possível e convida você para a Mesa-Redonda:

Convidados:

PROFESSOR DR. BRUNO MATOS
(Instituto de Educação / Curso de Licenciatura em Belas Artes – UFRRJ)
PROFESSORA DRA. ELIANY SALVATIERRA
(Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense)
PROFESSOR DR. ENÉAS VALLE
(Coordenador do Laboratório de Produção e Direção de Arte/LabPD-Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ)
PROFESSORA MS. LIGIA MEFANO
(Faculdade de Educação da UFRJ, SEEDUC e Fofitos Brinquedos Sensoriais)

Mediação:
Professor Dr. Alexandre Palma (Artes Visuais – FE/UFRJ)

– SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA E COM CERTIFICADO PARA OS PRESENTES.

– OPCIONALMENTE, ao melhor texto sobre o tema da Mesa-Redonda será oferecido o kit cortesia:

01 catálogo “Cinema de Garagem – um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI” de Dellani Lima e Marcelo Ikeda.
01 catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateabriand (MASP)
01 catálogo da Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
01 livro “Recortes do Imaginário: novas colagens”, organizado por Nyrma Souza Nunes de Azevedo e Reuber Gerbassi Scofano. Campinas, SP: Alínea, 2009.

O envio de texto se encerra no dia 12 de julho de 2016. O texto deve ter entre 30 e 40 linhas e somente será aceita 1 inscrição por autor. Na avaliação serão considerados a pertinência, a criatividade e a clareza. Formatação Word, Arial, tamanho 12, espaço simples e margens 2 cm. A escolha será realizada por integrantes do LISE/UFRJ e o autor receberá o kit cortesia somente no dia do evento. O trabalho deverá ser encaminhado para liseufrj@gmail.com identificado com título, nome completo e contato telefônico.

Dia(s): 19/07/2016

Local: Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ CEP 22290-160

Site: www.educacao.ufrj.br.
Instituição responsável: UFRJ (LISE-FE).
Email do organizador:maxmasson@ufrj.br.
Telefone de contato: (21) 98729-7194.