Brazil and Palestine: sources of identification

Cursos e Aulas

As distintas histórias, composições sociais e religiosas e as condições atuais que caracterizam o Brasil e a Palestina não obscurecem o sentimento de identificação que frequentemente decorre do encontro entre eles. Este curso procurará elucidar e refletir sobre as possíveis fontes desse sentimento de proximidade e identificação: textos, romances, histórias e a vida retratada nelas, ou questões sociais que encontram expressões de semelhança.

Questões como a permanência de pequenos produtores rurais na terra, as migrações urbanas, a dinâmica do deslocamento forçado em face da limpeza étnica e especulações, também serão abordadas. Cada tópico será ministrado por um professor diferente, em seu campo de pesquisa.
Este é um curso de extensão online, gratuito e aberto à comunidade em geral. As aulas serão ministradas uma vez por semana, todas as quintas-feiras, com 2h de duração, sendo 50 minutos para a exposição, seguida de perguntas e respostas, e será ministrada em inglês.

Serão realizadas principalmente às quintas-feiras, do início de março a junho de 2023.

Certificados de participação serão expedidos pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo para os matriculados que assistirem a pelo menos 70% das aulas, e não haverá exame.

Dia(s): 9 mar 2023 - 1 jun 2023

Local:

Online: Online course with Palestinian and Brazilian lectures discussing the issue of Palestine and civil society relations between both countries.

Período de inscrição: 02 a 08/03/2023
Site: https://linktr.ee/brazilandpalestine
Instituição responsável: UFRJ, USP, Birzeit University e outras.
Email do organizador: suelyma@letras.ufrj.br