Cine CT

Vimos convidá-los à assistirem a programação especial do CINE CT/UFRJ. Desta vez, com parceria com a Produtora Vitrine Filmes, apresentaremos um cardápio especial com o filme BACURAU que ocorrerá no dia 03/12, às 12h no CT. Trata-se de uma iniciativa da DECANIA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-, e que, à princípio, acontece geralmente na última sexta-feira do mês.

Amigos, é notório que o cinema apresenta funções múltiplas. O cinema diverte, leva a catarses, informa, educa, conscientiza, suscita reflexões, divulga conhecimento e estimula o autoconhecimento. Por meio do cinema aprendemos sobre culturas variadas, nos deparamos com temas tabus, repensamos valores, desconstruímos e reconstruímos conceitos, questionamos o poder instalado nas macro e microestruturas.

O cinema perpassa todos os âmbitos da sociedade e do ser humano, desnudando estruturas injustas de poder instaladas nas esferas privadas e públicas, revelando um mundo que poderia existir, propondo mudanças ou um novo olhar para o mundo existente.

Acreditamos que o cinema deve ser visto como uma possibilidade de conhecimento e autoconhecimento, como um meio de reavaliar valores, quebrar tabus e preconceitos e reorganizar estruturas de pensamento, ele deve gerar importantes e grandes transformações individuais e coletivas. Sabe-se que o cinema é capaz de promover profundas mudanças a longo prazo.

Pensando nisso, o projeto CINE CT/UFRJ foi repensado como uma bandeira, sem fins lucrativos, que visa aproximar, fomentar a linguagem estética audiovisual no âmbito universitário e a população do entorno da Cidade Universitária, trazendo a comunidade acadêmica e moradores do entorno para sessões mensais de cinema e que tem a missão de fomentar/provocar olhares, reflexões e contextualizações de ordem crítico-social.

Aliás, no mês de junho, a nossa primeira exibição, foi o filme THE SILENCE OF OTHERS, de Almudena Carracedo, Robert Bahar, e tivemos o contagiante Prof. Evandro Ouriques (ECO/UFRJ), que nos concebeu uma palestra genial e muito reflexiva sobre a luta das vítimas dos 40 anos da ditadura espanhola e aspectos relevantes da época.

Em julho fomos abduzidos pelo filme CIRCO VOADOR – A NAVE, de Tainá Menezes, e recebemos a intrépida produtora, escritora e programadora do Circo Voador, Maria Juçá, que juntamente com o Lencinho, apresentador da Casa, nos ofereceram uma troca de ideias maneiríssima sobre a importância do Circo para o cenário musical e cultural do país.

Já no dia 27/09 apresentamos o impactante filme RELATOS DO FRONTE, e pudemos contar com as presenças marcantes dos fabulosos cineasta Renato Martins e do Prof. Luiz Paulo Assd, do Instituto de Geociências da UFRJ, que deram luz para um cenário de sobrevivência e de necessidades de uma população esquecida da sociedade.

Por fim, no dia 25/10, projetamos o filme HER, de Spike Jonze, para esta história contamos com ilustres presenças do fabuloso professores Carlos Eduardo Pedreira e Maria Letícia Galluzzi, que abordaram as temáticas da ficção científica,  romance e relacionamento através das redes sociais.

Para o dia 03/12 (3ª-f), como celebração especial de fim de ano, vamos exibir o consagrado filme BACURAU, de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, antes porém, em reflexão ao dia da Consciência Negra, vamos apresentar o curta-metragem a HISTÓRIA DE YAYÁ, de Reinaldo Sant’ana, que nos dará uma palestra sobre o ancestral como tradição na transmissão de conhecimentos.

O curta Yayá, conta a trajetória e surgimento de Yayá, heroína atemporal. É narrada sua captura e traumas do porão do navio negreiro, que nele, depois de um momento de banzo, onde estava desejando a morte, foi salva por Iemanjá e recebeu a missão de testemunhar toda a história do povo negro na África e Américas, funcionando como uma legítima Guardiã do tempo.

A produção do CINE CT/UFRJ é uma militância apartidária, é um movimento entrincheirado no fortalecimento da difusão da cultura, da arte, da educação e, sobretudo, do cinema brasileiro.

Isto posto, convidamos à todos para assistirem o filme BACURAU no dia 03/12, às 14h10min, no Auditório Horta Barbosa, Av. Athos da Silveira Ramos 149 – Bloco A, Centro de Tecnologia da UFRJ – Cidade Universitária.

Agradecemos a valorosa parceria e despedimos no aguardo da sua importante presença, como também, na divulgação desta programação,

ASCOM/CT

Nos vemos lá!!!

Dia(s): 3 dez 2019