Colóquio Bourdieu, no CBAE/ UFRJ

coloquio-bourdieu

No mês de dezembro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos, em parceria com a ENSP/Fiocruz e o IESP/UERJ, vai realizar uma série de atividades sobre as contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu. “Colóquio Bourdieu” acontece entre os dias 05 e 09 do mês nas instituições realizadoras e no Maison de France, por apoio do Consulado da França no Brasil. Com objetivo de resgatar as contribuições do autor para a sociologia e os debates suscitados pela sua obra, o ciclo reúne sete eventos, entre mesas redondas e conferências.

A atividade a ser realizada no CBAE, no dia 07, terá como tema o jornalismo europeu. O vice-diretor do Centro Europeu de Sociologia e Ciência Política, Julien Duval, ministrará “O campo jornalístico na Europa”, que relaciona a obra de Bourdieu à prática jornalística. Duval é especialista nos estudos do teórico francês, tendo editado dois livros com Philippe Coulangeon sobre o autor: “The Routledge Companion to Bourdieu’s ‘Distinction'” e “Trente ans après La Distinction”. Além disso, leciona no Instituto de Estudos Políticos/EHESS e pesquisa jornalismo econômico e cinema.

Bourdieu é um dos autores mais aclamados nos campos da antropologia e da sociologia, embora seus estudos contribuam para diversas áreas do conhecimento. Sua abordagem foca no estudo da dominação e como a estrutura proveniente dela afeta a sociedade. O autor também se destaca por seus estudos no campo da educação, que influenciam profissionais até hoje. Inicialmente, explicou como o processo de dominação era perpetuada em escolas, por meio de reprodução cultural e pelas diferentes “estratégias” escolhidas por grupos sociais distintos – o que legitima desigualdades sociais. Esse processo se repete na mídia, visto que o jornalismo se constitui um dos maiores produtores de capital simbólico.

Os organizadores do ciclo são Cláudio Cordovil Oliveira (ENSP/Fiocruz), Adalberto Moreira Cardoso, (IESP/UERJ), Carlos Otávio Fiuza Moreira (ENSP/Fiocruz), José Maurício Domingues (IESP/UERJ), José Sergio Leite Lopes (CBAE/UFRJ), Julien Roque, assessor de cooperação científica do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Leonardo Castro (ENSP/Fiocruz).

Para a participação será necessária inscrição prévia, devido ao número limitado de vagas. Confira a programação completa:http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/coloquiobourdieu/

Data: Quarta-feira, 07 de dezembro
Hora: 09h da manhã
Local: Salão Nobre do CBAE – Av. Rui Barbosa, 762.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 07/12/2016
Horário: 9:00

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)
Av. Rui Barbosa, 762, Térreo - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ CEP 22250-020

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Inscrições pelo site: https://www.facebook.com/events/987728538000145/. NSCRIÇÃO: atingido o limite de vagas, aguarde novas informações.
Site: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/coloquiobourdieu/
Instituição responsável: UFRJ (Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE); Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz; Instituto de Estudos Sociais e Políticos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Consulado Geral da França no Rio de Janeiro; Institut Français.
Email do organizador:cbae@forum.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2552-1048 / 2552-1195

Comments are closed.