Como fazer um buquê?: Mini-curso sobre Edição de Revistas de Poesia

Como fazer um buquê?

Mini-curso sobre edição de revistas de poesia

cartaz_web

Em maio e junho  a Professora Luciana di Leone (Ciência da Literatura — UFRJ) ministrará o curso Como fazer um buquê?, sobre a edição de revistas de poesia. Por que editar uma revista? Por que editar uma revista de poesia? Porque colocar uns poemas ou outros? Como montar o conjunto de textos, o conjunto de poemas, o florilégio, o buquê? Estas perguntas definem, a partir da sua simplicidade, os problemas de pensar, organizar e realizar a edição de uma revista, especialmente, uma revista de poesia. O curso visa interrogar os pressupostos e escolhas que algumas revistas de poesia enfrentaram ao longo dos últimos 30 anos, revistas muito diferentes tanto nos seus formatos quanto nos seus conteúdos serão objeto de análise: a revista Inimigo Rumor (Rio de Janeiro, 1999, 2009), revista Azougue (Rio de Janeiro, 1996-2008), Modo de Usar (Rio de Janeiro, 2010-2013), Diario de Poesía (Buenos Aires, (1986-2011). Ainda será necessário associar estas revistas com um projeto editorial que vai além delas, e se expande em outros formatos.

A ementa do curso e inscrição podem ser acessadas pelo link abaixo:

Docente: Luciana di Leone
Duração: 5 encontros quinzenais, iniciando dia 19 de maio (10 tempos)
Local: Centro de Estudos do Departamento de Ciência da Literatura (D201 – anexo)

Dia(s): 19 maio 2016 - 7 jul 2016

Local: Faculdade de Letras (FL/UFRJ) – sala D-201 (anexo)
Av. Horácio Macedo, 2151, Rio de Janeiro, RJ, 21941-598, Cidade Universitária

Valor: Gratuito.
Período de inscrição: Até 19 de maio.
Site: http://labedicao.com.
Instituição responsável: UFRJ (Faculdade de Letras - Laboratório de Edição/ Laboratório da Palavra Ciência da Literatura).
Email do organizador: labedicao@gmail.com.
Telefone de contato: 3938-9750.