“Compartilhando leituras”: “A estação”, de Giselle Maria

Evento também receberá candidatos a extensionistas para atuar no projeto

A edição de maio do projeto “Compartilhando leituras”, que acontece no próximo dia 29 (quarta-feira), terá como tema a obra “A estação”, da escritora Giselle Maria. O professor Luciano Prado da Silva, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, apresentará a aula, que será seguida de debate com o público.

O projeto, realizado da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), selecionará estudantes extensionistas para atuar na elaboração, organização e realização das atividades. Os interessados deverão comparecer ao evento e preencher a ficha de seleção da Decania do CFCH.

O evento acontece a partir das 13 horas, no Auditório da Decania do CFCH, localizado no segundo andar do prédio da Decania do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Será conferido certificado aos participantes.

Sobre a autora

Doutoranda em Literaturas Hispânicas do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), área de concentração Estudos Literários. Desenvolve pesquisa sobre questões identitárias na literatura autoficcional de autores da diáspora cubana. Mestre em Ciência da Literatura, área de concentração Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual pesquisou a construção identitária feminina na literatura brasileira. Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora EBTT/DE de língua portuguesa, literatura brasileira e espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Alvorada.

Texto disponível na Plataforma Lattes

Sobre o livro

Os contos de Giselle Maria podem se classificar como do tipo “sim, mas”. Sim, eles se mostram profundamente emotivos, mas de nenhum modo piegas. Sim, o humor que os perpassa é indubitavelmente negro, mas o espírito que os anima revela-se igualmente generoso. Sim, eles tratam de situações comuns vividas por pessoas comuns, como se fossem realistas, mas através de uma estética deliciosamente surrealista

Texto disponível no site Estante Virtual

Agenda

A próxima edição do projeto acontece no dia 26 de junho, quarta-feira, às 14 horas. O livro “A legião estrangeira”, de Clarice Lispector, será apresentado pelo professor Antonio Andrade, da FE-UFRJ.

Dia(s): 29 maio 2019

Local: Auditório do CFCH