Comunicação e democracia no Brasil

Quais são as possibilidades democráticas para a comunicação no Brasil, na conjuntura atual? Quais são os impactos deste cenário no âmbito dos Direitos Humanos? É possível transformar o modelo de Comunicação brasileiro? Quais as perspectivas nesta área em um futuro próximo?

Essas e outras perguntas estarão em debate na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, a partir das 17 horas, na 8a aula do VI Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH), promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos: “Comunicação e democracia no Brasil“.

O evento, que será aberto ao público, acontecerá no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (localizado no andar térreo do prédio do CFCH, ao lado do Cópia Café, campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Serão entregues certificados de participação aos presentes ao final da aula.

Na ocasião, estarão presentes a jornalista Akemi Nitahara, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Márcio Castilho, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Mônica Mourão, representante do Coletivo Intervozes; e Suzy Santos, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. A mediação ficará a cargo da professora Chalini Torquato, também da ECO-UFRJ.

Sobre o curso

O curso tem o objetivo de servir como um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação em favelas e periferias. A proposta é refletir acerca das representações da violência, em seus recortes de classe, étnico-racial e de gênero, e propor alternativas a elas.

O formato das aulas é de mesas temáticas, em que estarão presentes professores, pesquisadores, ativistas e demais especialistas nos temas a serem abordados. As 13 aulas acontecem de 5 de agosto a 11 de novembro, das 17h às 20h, no Auditório do Nepp-DH, localizado no 3º andar do prédio anexo do Nepp-DH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Mais informações estão disponíveis na página do evento: https://www.facebook.com/events/2090700194368085/

Aula 8 do VI Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos: “Comunicação e democracia no Brasil”.

Palestrantes:

Akemi Nitahara: jornalista da EBC e mestranda pela ECO-UFRJ

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (2003) e pós-graduada pela Universidade Federal Fluminense (2014). Mestrado profissional em andamento em Criação e Produção de Conteúdos Digitais, no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (ECO-UFRJ). Atualmente é repórter da Agência Brasil, agência pública de notícias on-line da EBC, antiga Radiobrás, na qual ingressou por concurso público em 2004. Foi membro do Conselho Curador da EBC, como representante eleita pelos empregados, de novembro de 2015 até a extinção do Conselho pela Medida Provisória 744, publicada em 2 de setembro de 2016. É autora dos livros infantis da série Naomi e Anita e membro fundadora da Academia Nipo-Brasileira de Escritores (Anbe).

Márcio Castilho: professor da UFF

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas no campo da violência, espaço público e cidadania em sua interface com estudos de comunicação, tendo como área de interesse também a discussão sobre mídia e produção discursiva contra-hegemônica.

Suzy Santos: professora da UFRJ

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2005, recebeu o Prêmio Intercom (melhor tese de doutorado) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e, em 1996, recebeu Menção Honrosa (melhor monografia modalidade Rádio e Televisão) como finalista na categoria Graduação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação – PEIC, em atividade desde 1995. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na área de Comunicação, com ênfase em economia política da comunicação e políticas de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, novas tecnologias de comunicação, estrutura dos meios e condições de acesso à informação e à comunicação, regulação. Publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas em português, espanhol, francês e inglês.

Mônica Mourão: professora ESPM e integrante do Coletivo Intervozes.

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado (2009) e doutorado (2016) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora em regime parcial da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência docente e profissional na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, documentário, memória, ditadura militar, direitos humanos, representação midiática e legislação da área de Comunicação Social. É integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social desde 2010, realizando pesquisas e mobilização social pelo direito humano à comunicação. Atualmente, faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio. Pela mesma instituição, integra o grupo de pesquisa Telas – Tecnologias, economia, linguagem, audiências e sociedade e organiza o Grupo de Estudos Feministas.

Mediação: Chalini Torquato (professora ECO-UFRJ).

Professora Adjunta na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO/UFRJ. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), onde também concluiu seu messtrado, ambos como bolsista da Capes. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe. É integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ), do Grupo de Estudos ‘Formas de Habitar o Presente’. É coordenadora geral do projeto de extensão ‘Semana da Diversidade da UFRJ’. Organizou o e-book ‘Mídia e diversidade: caminhos para reflexão e resistência’, publicado em 2018 pela editora Xeroca e é autora do livro ‘Radiodifusão e Telecomunicações: o paradoxo da desvinculação normativa no Brasil’; publicado pela Edufba (2010). Em 2012, Cursou o Annenberg-Oxford Media Policy Summer Institut, na University of Oxford, e realizou estágio sanduíche na Universidade do Minho, integrando o Projeto ‘A Regulação dos Media em Portugal: o Caso da ERC’, como bolsista da Capes. Foi coordenadora do curso de Pós-Graduação de Assessoria em Comunicação Pública no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e professora nos cursos de graduação de jornalismo, audiovisual e publicidade e propaganda no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE – Salvador) e Faculdade Sergipana (FASER – Aracaju). Desenvolveu tese de doutorado intitulada ‘Democratização da comunicação: discussão teórico-conceitual e análise comparada de ambientes regulatórios para o setor de televisão nos países do Mercosul’, defendida em fevereiro de 2014. Tem experiência em pesquisa na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: democratização e direito à comunicação, diversidade, mídia e cidadania, mercado de televisão, novas mídias, ciberativismo, mídias pública e comunitária e políticas públicas de comunicação, no Brasil e países da América Latina.

Detalhes do evento:


Mapa não está disponível

Dia(s): 04/10/2019
Horário: 17:00 - 20:00

Local: Auditório Manoel Maurício
Av. Pasteur 250 - Praia Vermelha
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:04/10/2019
Site: https://www.facebook.com/events/2090700194368085/
Instituição responsável: Nepp-DH/UFRJ
Email do organizador:mvdh@nepp-dh.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 3938-5180

Comments are closed.