Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ – 100 Anos

Atividades Culturais e Espetáculos

No primeiro concerto na Sala Cecília Meireles pelas comemorações do seu centenário, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) tem como convidados dois brilhantes ex-alunos da Escola de Música, o pianista Rafael Ruiz e a maestra Priscila Bomfim. A primeira obra será de Joly Braga Santos (1924-1988), uma das mais importantes personalidades da música portuguesa do século XX. No ano de seu centenário, a OSUFRJ apresentará a “Abertura Sinfônica n. 3 op. 21”, composta em 1954, foi estruturada a partir de um tema popular da região do Alentejo. Seguirá o programa o “Concerto para piano n. 17 em Sol Maior” K453 de W. A. Mozart, um dos compositores mais executado pela Sinfônica da UFRJ, cuja estreia ocorreu em Döbling, em 1784. O K453 apresenta algumas inovações que realçam a importância de Mozart para o desenvolvimento da forma concerto, como a introdução de um segundo tema modulante no primeiro movimento e a forma de tema com variações no terceiro movimento. O concerto finaliza com a “Sinfonietta n. 1”, de H. Villa-Lobos, escrita “Em memória de Mozart”. Para estruturar a obra, composta em 1916, o compositor lançou mão de fragmentos de temas da abertura da ópera “A Flauta Mágica”. Villa, de certa forma, antecipou um procedimento que seria uma das diretrizes no Neoclassicismo no século XX: a utilização de temas de obras do passado reapresentados em nova linguagem.

Dia(s): 5 jul 2024

Local: Sala Cecília Meireles