Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ – 100 Anos

Atividades Culturais e Espetáculos

O segundo concerto da centésima temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) abre com “In Memoriam”, do compositor Ernest Bloch, uma homenagem à professora Verushka Mainhar (1968-2024) e ao compositor Guilherme Bauer (1940-224), recentemente falecidos. Segue com uma obra que Johannes Brahms compôs em 1880 como agradecimento ao título de Doutor, outorgado pela Universidade de Breslau no ano anterior. Para estruturar a obra o compositor reuniu diversas canções estudantis, concluindo com o muito conhecido à época hino “Gaudeamus igitur”. Como obra concertante será apresentada uma das mais célebres do compositor francês Ernest Chausson, o “Poème” para violino e orquestra, que desde sua estreia se tornou uma das obras consagradas do repertório violinístico. Pouco à vontade com a forma concerto, Chausson propôs escrever uma peça em movimento único, de forma mais livre, tendo como inspiração uma novela do escritor russo Ivan Turgueniev. Embora não seja descritiva, ou seja, desprovida de associações extra-musicais reflete, segundo o compositor, diferentes “sensações” expressas nos andamentos que se alternam em seu movimento único. O programa conclui com a “Sinfonia n. 8” de Beethoven. Composta em 1812, precede a brilhante e agitada “Sinfonia n. 7” e a triunfante “Sinfonia n. 9”. É uma obra descontraída, na qual não há propriamente um movimento lento, cujo caráter “saltitante” e quase mecânico do segundo movimento seria uma homenagem do compositor a Johann Nepomuk Mälzel, o engenheiro que criou o metrônomo. Outra questão formal que chama atenção na sinfonia está no terceiro movimento, com a substituição do tradicional e impetuoso Scherzo de suas produções anteriores por um cadenciado Minueto. O concerto terá como solista na obra de Chausson, Mateus Soares, violista premiado no concurso “Jovens Instrumentistas”, e Daniel Guedes como regente.

Dia(s): 11 abr 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 11/04/2024