Concerto de Natal da OSUFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

O concerto de Natal que encerra a temporada de 2023 da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) com a participação do Coral Infantil da UFRJ e o Brasil Ensemble, apresenta obras variadas para o período. Tchaikovsky é o conhecido compositor russo cujo balé O Quebra-Nozes é repertório obrigatório no período do Natal. Nele se destaca a “Valsa das flores”. Foi também com uma valsa que Tchaikovsky expressou musicalmente o Natal, referente ao mês de dezembro, no último movimento de sua suíte As Estações. Samuel Coleridge Taylor nasceu em Londres, filho de pai africano de Serra Leoa e mãe inglesa. Estudou no Royal College of Music, onde foi aluno do compositor Charles Stanford. A Christmas Overture integra a música incidental para o drama The forest of wild thime, de Alfred Noyes, composta por Coleridge Taylor em 1910. Para estruturar a obra o compositor lançou mão de três conhecidas canções natalinas: “God rest you merry gentlemen”, “Good King Wenceslas” e “Hark the herald angels sing”. Dentre as canções populares de Natal, uma das mais conhecidas e gravadas em todo o mundo é “White Christmas”, do compositor americano Irving Berlim, consagrada pela interpretação de Bing Crosby, em disco de 1942 e no filme de mesmo nome, de 1954. O procedimento de reunir diferentes canções natalinas para estruturar uma obra orquestral foi adotado também pelos compositores Gustav Holst, em Christmas Day, e Leroy Anderson em A Christmas Festival. A obra de Holst foi criada para os estudantes de Música do Morley College, em 1910. Já a obra de Anderson foi resultado de uma encomenda para uma gravação de um disco para o Natal de 1950. Nas duas obras podem ser ouvidas canções como “Good christian men rejoice”, “The first Nowell”, “The First Nowell”, “Noite Feliz”, “Jingle Bells” e “Adeste Fideles”.

O concerto de Natal da OSUFRJ terá como solista Cristóbal Rioseco (barítono) e contará com a participação do Coral Infantojuvenil da UFRJ (direção de Maria José Chevitarese), do Brasil Ensemble (direção de Maria José Cheritarese) e da Classe de Canto Coral da Escola de Música da UFRJ (direção de Juliana Melleiro Rheinboldt) e a regência de André Cardoso. A entrada é gratuita.

O programa é o seguinte:

P. I. TCHAIKOVSKY – Valsa das Flores, do balé O Quebra-Nozes op.71 (1892)

Samuel COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912) – Christmas Overture (1910)

Irving BERLIM (1888-1989) – White Christmas (1942) Orquestração de André Cardoso

Gabriel FAURÉ (1845-1924) – Nöel d’enfants (1890) Orquestração de Mateus Araujo

Gustav HOLST (1874-1934) – Christmas Day (1910)

Leroy ANDERSON (1908-1975) – A Christmas Festival (1950)

A Igreja São Francisco de Paula fica no Largo São Francisco de Paula, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-070.

Dia(s): 19 dez 2023

Local: Igreja São Francisco de Paula