Conferência: As Condições da Não Educação, por Alain-Patrick Olivier

As condições da não educação do homem e do cidadão não derivam somente dos fracassos das políticas educativas, mas também de ideologias inerentes ao capitalismo contemporâneo, que visam, a despeito de seus discursos normativos, manter uma certa quantidade de sujeitos num estado de ignorância e submissão. Partindo de uma reatualização da teoria crítica da Adorno, distinguiremos três condições da não educação que permitem esclarecer nossa situação atual: 1) o pensamento mítico, 2) a indústria cultural, 3) as práticas autoritárias.

Alain Patrick OLIVIER é filósofo e professor na Universidade de Nantes (França). Ele trabalha com a teoria crítica, o idealismo alemão e as teorias do reconhecimento, em particular nos âmbitos da educação e da estética. Traduziu recentemente « O “reconhecimento” como princípio da Teoria Crítica » de Hans-Christoph Schmidt am Busch (ENS Editions, 2015).

Contato: alain-patrick.olivier@univ-nantes.fr . Site na internet : http://caphi.univ-nantes.fr/CV-Alain-Patrick-Olivier.

A conferência será em francês com tradução consecutiva.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 16/09/2016
Horário: 14:00 - 17:00

Local: Sala Celso Lemos
Largo de São Francisco de Paula, 1
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 20051-070

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não há inscrição.
Site: https://www.facebook.com/events/1609371026028034/
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador:filcepps@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99466-2669

Comments are closed.