Conferência e lançamento de livros

Conferências e Rodas de Conversa

É com muita alegria que convidamos a todas, todos e todes para a conferência “Uma contribuição feminista materialista a partir da França para as análise e as lutas brasileiras contra a violência (patriarcal, racista e capitalista)” da socióloga e professora de filosofia da Universidade Paris 8 Jules Falquet, juntamente com o lançamento coletivo do livro Pax Neoliberalia de Jules Falquet que ancorado nas reflexões feministas sobre a globalização e a dinâmica das relações sociais de sexagem, raça e classe, essa obra é um ensaio sobre o uso da coerção como método – e sobre o rol da violência contra as mulheres – para garantia de instalação do neoliberalismo global.

E o lançamento do Segundo volume da Coleção Pindorama de Estudos Decoloniais que é fruto dos textos e debates apresentados na II Jornada de Feminismos Decolonais, organizado por Susana de Castro (UFRJ) e Carolina Marim (UFPE). Neste volume compartilhamos alguns dos trabalhos e pesquisas que foram apresentados na jornada dando continuidade e aprofundando o debate feminista decolonial, que ainda se encontra em construção.
Vamos juntes debater sobre os impactos da violência patriarcal e misógina aos métodos coercitivos militar-policiais e a profunda lógicas de gênero da governança global e que colonial.

Esperamos vocês dia 2 de maio, a partir das 17:30h na livraria Leonardo da Vinci, Av Rio Branco, 185 – subsolo, Rio de Janeiro.

Livro 1: Como resultado dos debates da II Jornada de Feminismos Decolonais, organizado pelas profªs Susana de Castro (UFRJ), Caroline Marim (UFPE) e o Grupo de Estudos Decoloniais Carolina Maria de Jesus a segunda coleção Pindorama de Estudos Decoloniais esta saindo do forno. Textos que compõe o Vol.II: “A Universidade que não queremos”: Como pensar em fronteiras no espaço universitário?, de Marise de Santana; A construção do/a pesquisador/a encarnado/a em uma universidade pública e periférica: experimentações e modelagens no saber fazer das ciências corporificadas, por Suely Aldir Messeder, Cauê Ribeiro e Margarete Carvalho; Beatriz Nascimento, intérprete decolonial do Brasil, Susana de Castro; Desencontros entre cosmopercepções africanas (etnias Yorùbá e Igbo) e feminismos ocidentais sobre maternidade. Circulações Anzaldúanas na Ilha da Tartaruga e na França: Alguns elementos para uma Historiografia Densa e uma Contextualidade-Histórica Densa por Paola Bacchetta; Descolonizando o olhar: a construção de um ethos estético-político feminista que cria estratégias de luta e resistências pela palavra por meio do reconhecimento de outras vozes e escritas do corpo, Caroline Marim; Descolonizar a Vênus: As categorias estéticas da figura da Vênus sob a mira colonial uma experiência vivida erótica e feminina, Raisa Inocêncio; Pretuguês – por uma literatura que rompe fronteiras, por Raffaella Fernandez, Drica Madeira, Victória França Xavier; Uma escrita antropofágica e marginal, de Aline de Oliveira Rosa, Victória Felippe França Xavier; e por fim, Porque devemos mudar o modo como contamos história: o exemplo decolonial do filme Isto não é um enterro, é uma ressurreição, de Humberto Giancristofaro.
Pré venda no site da editora Ape’Ku: https://apeku.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/978-65-80154-39-5/

Livro 2: O Livro Pax Neoliberalia da socióloga e profª de filosofia da Universidade Paris 8, Jules Falquet é um chamado para a reflexão feministas sobre a globalização e a dinâmica das relações sociais de sexagem, raça e classe. Esta obra é um ensaio sobre o uso da coerção como método – e sobre o rol da violência contra as mulheres – para garantia de instalação do neoliberal.

Dia(s): 2 maio 2022

Local: Livraria Leonardo da Vinci – Edifício Marquês de Herval
Avenida Rio Branco, centro 185 - subsolo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro / Brasil, centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição