Cora Coralina – no tarde da vida: recriar e profetizar

Dando prosseguimento ao projeto “Compartilhando leituras”, a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realiza, no próximo dia 26, o encontro “Cora Coralina – no tarde da vida: recriar e profetizar”, com a professora Marta Souza, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. O evento, que é aberto ao público, acontece a partir das 16h30, no Auditório da Decania do CFCH, localizado no segundo andar do prédio da Decania do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Será conferido certificado aos participantes.

Cora Coralina*

A poetisa Cora Coralina é considerada por estudiosos e especialistas em sua obra como uma mulher forte e libertária. Embora não tenha incorporado o discurso feminista, a forma como ela se impôs na sociedade machista e conservadora em que vivia fez com que também pudesse ser estudada sob a perspectiva de gênero.

Nascida e criada na cidade de Goiás, Cora saiu de lá em 1911 para poder viver ao lado do advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Bretas, que era casado. Criou quatro filhos trabalhando no interior de São Paulo, após a morte do marido. E, 45 anos depois, teve a coragem de voltar para buscar suas memórias e escrever sobre aquele espaço. “Na cidade de Goiás, como antiga capital do estado, havia uma agitação cultural forte e mulheres inscritas no tradicionalismo, no conservadorismo da cidade, mas que também atuavam”, disse a professora de literatura da Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo.

*Texto de Andreia Verdélio, enviada especial de Goiás da Agência Brasil. Clique aqui para ler na íntegra.

Foto: Museu Casa de Cora Coralina.

Sobre o evento

O “Compartilhando leituras” é um projeto, inserido no Programa de formação de servidores do CFCH, que tem como objetivo promover a formação continuada de servidores, nas áreas culturais e de conhecimentos pedagógicos. “Estamos retomando um projeto das gestões 2006-2010 e 2010-2014, que buscava proporcionar um espaço de desenvolvimento para servidores docentes e técnico-administrativos”, afirma Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH. O projeto está sob a coordenação de Rejane Amorim, coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação da Decania do CFCH. “Incluir o projeto no âmbito da Graduação é para que possamos sempre aprimorar as nossas práticas pedagógicas”, explica o decano. “Acreditamos que todos somos sujeitos ativos dentro da universidade, com capacidade para participar da gestão e propor projetos acadêmicos. A ideia é desconstruir os pequenos lugares existentes e aproximar as pessoas, através de uma iniciativa menos canônica e mais informal, em que todos possam participar e trocar ideias e experiências”, afirma Corrêa e Castro.

Agenda

Os encontros acontecem mensalmente. Confira abaixo a programação:

• 29/05 – 13h às 15h – Obra: A estação, de Giselle Maria – Com o Prof. Dr. Luciano Prado Silva – FE/UFRJ.

• 26/06 – 14h às 16h – Obra:  A Legião Estrangeira de Clarice Lispector – Com o Prof. Dr. Antônio Francisco de Andrade Júnior – FE/UFRJ.

Detalhes do evento:


Mapa não está disponível

Dia(s): 26/04/2019
Horário: 16:30 - 18:30

Local: Auditório da Decania CFCH
Rua São Salvador
RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO CEP 59

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:26/04/2019
Site: www.cfch.ufrj.br
Instituição responsável: Decania CFCH
Email do organizador: ppbarreto@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99367-1136

Comments are closed.