CURSO: A FILOSOFIA AFRICANA

PROFA.º MESTRA E DOUTORANDA EM FILOSOFIA KATIUSCIA RIBEIRO

Data: 03 a 17/08/2019

Local: Auditório G2, Faculdade de Letras/UFRJ

Ementa: O objetivo do curso é fomentar a discussão sobre filosofia africana antiga, buscando a compreensão dos pensamentos e conceitos desenvolvidos nas escolas de escribas no antigo Egito (Kemet) compreendo o contexto histórico a época e seus sistemas filosóficos. O curso pretende apresentar de modo sucinto e em caráter introdutório, a filosofia africana antiga, especificamente parte do pensamento egípcio através da leitura de textos datados de 1300 a.c. Trabalharemos com filosofia egípcia e com o pensamento de filósofos da época, apresentando a ética e os ensinamentos propostos para pensá-la. Possibilitando a ampliação dos estudos e debates sobre filosofia africana antiga através das escolas e os ensinamentos passados.

Como proposta de compreensão do curso, propõe o exercício filosófico/Espiritual holístico ancorado no coração como a consciência sendo a ferramenta fundamental para a reintegração da subjetividade do sujeito africano na reconstrução de sua agencia.  Um sentido ética/espiritual como afetação do sentido do coração sendo mais forte que a razão para o ser africano se entender como ele realmente  em sí e não pelo que ele fisicamente apresenta. Uma perspectiva holística ontológica na qual o Ib (coração) torna-se o centro do desenvolvimento individual e coletivo a partir do qual cada homem poderia aderir à verdade, abrigo de seu caráter, sua virtude, sua competência e sua vontade. O não conhecimento é a derrota de si mesmo é uma das ferramentas mais eficazes para a manutenção das violências impostas sobre os povos africanos. A cura e o bem esta do Ser africano esta na reconstrução de sua subjetividade e ontologia destrocadas pelas violências colônias a filosofia como exercício holístico reintegra a agencia do ser a partir de sua própria forma de compreender-se.

PROGRAMAÇÃO:

AULA I: 03/08/2019

TEMA: KEMET: HISTÓRIA ANTIGA DA FILOSOFIA AFRICANA

1. Conceitos Kemeticos antigos de Filosofia
  2. Definição de Filosofia a partir da realidade Kemetica
  3. As escolas da vida (Per Anhk) e os ensinamentos escribas
  4. A concepção Metafísica de Filosofia Kemetica

AULA 2: 17/08/2019

TEMA: MAAT: A PEDRA ANGULAR DA FILOSOFIA AFRICANA

1. A compreensão de alma e Ser na Filsofia em KMT
  2. O Caráter dinâmico do pensamento Kemetico sobre existência
  3. Maat como a personificação da virtude perfeita
  4. A imanência de Maat na cultura Africana

AULA 3: 17/08/2019

Horário: 14h00s às 17h00s

TEMA: SUBJETIVIDADE E ANCESTRALIDADE: Caminhos para a reconstrução do Ser Africano

a.    A reeontologização do sujeito
b.    Reconstrução da subjetividade Ocidental
c.    Kemet e a construção da subjetividade Ancestral

Prof.º KATIUSCIA RIBEIRO

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia e Ensino pelo programa de Pós-graduação de Filosofia e Ensino – PPFEN – CEFET / RJ com Dissertação tema: Kemet, Escolas e Arcadeas – A Filosofia Africana no Combate ao Racismo Epistêmico e a Lei 10639/03. Atualmente é Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós Graduação de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS/PPGF, sua pesquisa é sobre Filosofia Kemetica

É Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Amerindios  Geru Maã / UFRJ na área de Filosofia Africana/ Indigena. É professora de Filosofia do Direito na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Suas pesquisas envolvem: Filosofia em Kemet , Ib (Coração), o ser, Filosofia Africana antiga,Subjetividade , Ontologia ,Ética, Kemetica, Filosofia política , Epistemicídio e a lei 10639/03 e a garantia de seus direitos e aplicabilidade bem como ações emancipatória para a população negra. Ribeiro tem familiaridade com as filosofias de: Maat, PthaHotep, Amenemope , Theophile Obenga  , Cheikh Anta Diop , Maulana Karenga, Kimani Nehuse , Molefi Kete Asante , Ama Mazama , Marcus Garvey, Marimba Ani , Cheikh Anta Diop ,Angela Davis,Bell Hooks, Sombofu Somé, Sueli Carneiro e Abdias do Nascimento.

COORDENAÇÃO DO CURSO

União dos Estudantes Africanos e da Diáspora UFRJ

COLABORAÇÃO

Decania de Centro de Letras e Artes UFRJ

Núcleo Africano de Estudantes NAE UFRJ

BENEFÍCIOS

– Certificado: 3 horas-aula e 09 horas-curso

Textos digitalizados, Bloco de Anotação, Caneta e Pasta.

– Sorteios a serem premiados com 01 livro a cada aula.

INFORMAÇÃO E INSCRIÇÃO On Line

Até 00h00 do dia 22 de Agosto de 2019

E-mail: cursofilosofiaafricana2019@gmail.com

Telefone: 021 98381 64 15

Link com o Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1t762SdfJshaDMvSrtyUdvtbwKt18bwaK7noXEgz_juc/edit

CUSTO DE INSCRIÇÃO

Curso R$ 25,00 / Professores: R$ 20,00 / Estudantes R$ 15,00

Ag: 1250-5

Cc: 24.380-9

Opção poupança c/ variação 51

Encaminhar a copia do comprovante pelo e-mail: cursofilosofiaafricana2019@gmail.com após o pagamento da inscrição.

Dia(s): 3 ago 2019 - 17 ago 2019

Local: Auditório E3 – Faculdade de Letras/UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janiero, RJ, 21941-917

Valor: A consultar