Curso de Extensão: Introdução ao Ambiente Científico – Módulo 2

2o-modulo

O curso acontecerá nos dias: 04, 11, 18 e 25 de Novembro (sextas-feiras).
Horário: 13h – 15:30h
Local: LIG – Laboratório de Informática da Graduação – Prédio da EEFD – Escola de Educação Física e Desportos
Endereço: Carlos Chagas Filho Cidade Universitária, Rio de Janeiro

OBJETIVO: Oferecer informações introdutórias sobre o ambiente científico, de modo a disseminar conhecimentos e valores relacionados à prática da pesquisa científica e à vida acadêmica.

PÚBLICO ALVO: Interessados nas questões básicas relativas ao ambiente científico.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

• O curso é gratuito e serão oferecidas 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição;
    • Somente serão conferidos certificados aos que comparecerem, no mínimo, a três encontros completos e executarem as tarefas propostas em aula;
    • Solicitamos que somente se inscrevam aqueles que EFETIVAMENTE irão a todas as aulas. Lembre-se de que sua desistência em cima da hora inviabiliza a participação de outros interessados;
    • A utilização dos computadores deverá ser feita em dupla em função do número de computadores disponíveis no LIG. No entanto, notebook pessoal poderá ser utilizado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Estrutura de artigos científicos:
      Tem o objetivo de apresentar as principais formas de artigos (e derivações) para periódicos, das áreas biomédicas e humanas. Serão feitas buscas direcionadas de modelos de artigos para discussão.
    2. Publicação de artigos:
      Objetiva apresentar rotinas básicas envolvidas na preparação e submissão de manuscritos, com vistas à publicação.
    3. Webqualis – Classificação de periódicos:
      Visa apresentar o Sistema de Classificação de Periódicos da CAPES e conhecer as particularidades relativas às formas de classificação dos periódicos.
    4. Ética em pesquisa: requisitos éticos básicos (CEP, TCLE, Plataforma Brasil etc)
      Tem o objetivo de apresentar os procedimentos éticos básicos para a realização de investigações com seres humanos, incluindo noções sobre os Comitês de Ética em Pesquisa e normas para submissão de projetos de pesquisa.

REALIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) e Laboratório de Informática da Graduação (LIG) da EEFD/UFRJ.

Dia(s): 4 nov 2016

Local: Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 540, Rio de Janeiro, RJ, 21941-599, Cidade Universitária

Período de inscrição:
Site: http://www.pesquisanespefe.com.br/curso.html
Instituição responsável: UFRJ (EEFD)
Email do organizador: nespefeufrj@gmail.com
Telefone de contato: