Curso de Extensão “Universidade das Quebradas”

Curso de Extensão Universidade das Quebradas

O Programa 2017 da Universidade das Quebradas traz novidades, porque a partir deste ano, a ênfase será na profissionalização e sustentabilidade dos projetos individuais dos quebradeiros. Para tanto, as manhãs serão dedicadas a oficinas e palestras com foco na logística de produção das atividades culturais dos participantes, com o apoio do curso de empreendedorismo da Agência UFRJ de Inovação e da ESPM.

Nosso estudo de caso será a formação social e racial do Brasil contemporâneo. Estudaremos em profundidade dois momentos decisivos deste debate – o Romantismo do século XIX, logo após a declaração da República e o Modernismo do início do século XX, na transição de uma economia rural para a industrial. Os livros estudados serão: Iracema, de José de Alencar, e Macunaíma, de Mário de Andrade.

No final do primeiro semestre, quebradeiros apresentarão um projeto sobre sua visão de raça, gênero e sociedade no Brasil contemporâneo.

No segundo semestre, através de uma parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), essa questão será estendida no campo das artes plásticas e da cultura visual.

Você é produtor, artista ou ativista cultural engajado com a (ou na) periferia? Então venha para o Curso de Extensão Universidade das Quebradas (UQ) da UFRJ, feito para você participar do encontro entre o conhecimento da Periferia e a Academia.

Curso GRATUITO, com 80 vagas, sem burocracias de acesso e o Programa 2017 da Universidade das Quebradas traz novidades. Quer saber mais acesse aqui.

O processo seletivo tem o seguinte cronograma:

• Inscrições abertas até 1º de Março de 2017
  • Resultado Preliminar: 03 de Março
  • Entrevistas: 07 a 09 de Março (previsão)
  • Resultado final: 17 de Março (previsão)

As aulas serão às terças-feiras, de 10h às 18h, preferencialmente, na Faculdade de Letras da UFRJ (Av. Horácio Macedo, 2151, sala PACC – Cidade Universitária – Fundão – RJ, 21.941-917).

Calendário UQ 2017:

• Início: 04 de Abril (previsão)
  • Férias: Julho
  • Término: 28 de Novembro (previsão)

Critérios para certificação:

• Mínimo de 75% de frequência
  • Trabalho final

​Mais informações: quebradas2017@gmail.com

Sejam bem-vindos a esta importante discussão!

Dia(s): 4 abr 2017 - 28 nov 2017

Local: Auditório PACC-LIBRAS (Faculdade de Letras/UFRJ)
Av. Horácio Macedo, 2151 - Faculdade de Letras - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21941-917

Período de inscrição: Até o dia 1º de março de 2017, pelo site: http://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/inscricoes-abertas-para-a-uq-2017/.
Site: www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br
Instituição responsável: UFRJ (Faculdade de Letras)
Email do organizador: quebradas2017@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99131-1931