CURSO: MÚSICA AFRICANA – O ESPAÇO SÔNICO

PROJETO ÁFRICA NA UFRJ

CURSO: MÚSICA AFRICANA – MÓDULO I:
O ESPAÇO SÔNICO COMO FUNDAMENTO DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DOS POVOS DO CONTINENTE
Prof.ª Dr.ª Lwiza Gannibal
Jornalista e  EtnomusicologaDATAS: 5, 12 E 19 DE OUTUBRO DE 2019.

HORÁRIO: 09H30S ÀS 12H30S E 14H00S ÀS 17H00S
LOCAL: AUDITÓRIO G2, FACULDADE DE LETRAS/UFRJ
CARGA HORÁRIA DO CURSO: 18 HORAS

Ementa:
O curso pretende percorrer aquilo que o tradicionalista A. Hampaté Bâ chama de “memória viva da África” – ou seja, a tradição oral de distintos povos do continente –, tendo como fio condutor a música (rebento da relação do ser humano com seus iguais e com a terra), e as ferramentas/instrumentos necessários a sua execução. É fundamental a compreensão de que, em África, como aponta o etnomusicólogo ganês Kofi Agawu, a “música” designa o largo domínio da expressão rítmica, que abriga desde os gestos e a palavra falada até a dança-ritual. A antropóloga Marimba Ani observa que, enquanto no Ocidente a música se tornou “estética de controle”, em África ela enseja uma experiência comunal e inclusiva. Sob essa perspectiva, apresentaremos algumas das infinitas ocasiões nas quais o fazer musical se insinua, ressaltando o aspecto material, estrutural e, sobretudo, funcional dessas dinâmicas. Por fim, salientaremos o papel da música como ferramenta das lutas identitárias no continente africano, especialmente durante processos de independência no século XX, e as heranças diaspóricas em território brasileiro.Todas as aulas serão compostas de uma parte teórica e outra prática (com o aprendizado de cantos e a execução de instrumentos africanos)Programação:

Aula 1: Da palavra ao corpo: a noção integral de sentido no âmbito das culturas orais.
Convidadas: Nathália Grilo Cipriano e Sabrina Chaves

Aula 2: Os instrumentos tradicionais e os Mestres Africanos da Oralidade
Convidado: Carlos Henrique Veloso

Aula 3: Funcionalidade e simbolismo dos instrumentos segundo diferentes grupos étnicos africanos.
Convidado: Osmar Filho

Aula 4: Rito, proceder e conduta na iniciação à música africana; Panorama das harpas africanas a partir do Khemet/Antigo Egito.
Convidado: Spirito Santo

Aula 5: A música como ferramenta de resistência à opressão colonial e veículo de afirmação identitária: heranças culturais
Ministrante: Lwiza Gannibal
Convidados: Ana Rosa, Juliana Correia e Macedo Griot.

Aula 6: A música dos povos de África no contexto pós-colonial: reconfigurações contemporâneas face ao paradigma Ocidental
Convidados: Tchinho Kaabunke

Professora
Lwiza Gannibal é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) – com doutorado-sanduíche na Universidade de Manchester, na Inglaterra – onde estudou Literatura e Etnomusicologia. Integrou expedições de pesquisa na Rússia (São Petersburgo, Cáucaso) e na África (Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Tanzânia), tendo, no continente, investigado sobretudo a cultura dos povos Shona e Wagogo.
No intuito de difundir a música africana, atua também como contadora de histórias e profissional do audiovisual, tendo dirigido o documentário de média-metragem “Dzimba Dze Mabwe – Casa de Pedra”, lançado em 2018 no Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit Brasil.
Recentemente, participou, como pesquisadora visitante, do Programa de Música Africana da South African College of Music, em Cape Town, na África do Sul, ministrou o curso de “Musicalidades Africanas” na Pós-Graduação em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico EREREBÁ e oficinas e palestras em instituições como o Sesc (Escola Sesc de Ensino Médio) e UFRJ. É colaboradora do Curso de Extensão “Ubuntu – Educação em Base Africana” (FACED/UFBA) e integra o “quilombo” Ayó – Coletivo Negro de Tradição Oral.
Como artista e educadora, Lwiza se dedica sobretudo à investigação da formação musical por meio dos instrumentos de origem africana, ressaltando seu uso como ferramenta própria à oralidade.

Convidados
Programação:
Aula 1: Nathália Grilo Cipriano e Sabrina Chaves
Aula 2: Carlos Veloso
Aula 3: Osmar Filho
Aula 4: Spirito Santo
Aula 5: Ana Rosa, Juliana Correia e Macedo Griot.
Aula 6: Tchinho Kaabunke

Até 00h00 do dia 04 de Outubro de 2019
E-mail: cursomusicaafricana2019@gmail.com
Telefone: 021 98381 64 15 / 98165 3962
Link com o Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/11q6cPzL1kiRQmqif6IPRckU8o3WN0qv4vf_rtIFUyug/edit

CUSTO DE INSCRIÇÃO
Curso R$ 20,00 / Professores: R$ 15,00 / Estudantes R$ 10,00

Ag: 1250-5
Cc: 24.380-9
Opção poupança c/ variação 51

Banco Caixa
Ag: 0202
Cc: 00016688-2
Operação: 023

Banco Itaú
Ag: 6009
Cc: 46959-1

Encaminhar a copia do comprovante pelo e-mail: cursomusicaafricana2019@gmail.com após o pagamento da inscrição.

Dia(s): 5 out 2019 - 19 out 2019

Local: Auditório G2 (Faculdade de Letras/UFRJ)
Av. Horácio de Macedo, 2151, Bloco G, 2º andar - Faculdade de Letras - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917

Valor: A consultar