Debussy, Mignone e Dvořák na OSUFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) apresentará no dia 4 de dezembro de 2023, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, um programa incrível. A “Petite Suite” foi composta por Debussy em 1889 como peça para piano a quatro mãos. Em 1907, Henry Büsser a orquestrou e a versão acabou popularizando a obra. São quadros musicais que evocam diferentes imagens. A melodia da flauta, que flutua sobre um acompanhamento da harpa e das cordas, nos remete ao barquinho que viaja nas ondulações das águas.

Já o segundo movimento instaura um ritmo mais movimentado e vibrante que, de certa forma, prepara o terceiro movimento onde um minueto faz referência aos bailes palacianos. A obra termina com o quarto movimento que faz uma alusão à música francesa para ballet do século XIX. O programa seguirá com uma das obras mais executadas do compositor brasileiro Francisco Mignone.

O “Concertino para Fagote” foi escrito em 1957 para Noel Devos, assim como Mignone professor da Escola de Música. A obra já se consolidou internacionalmente como uma das mais importantes do repertório para o instrumento.

O concerto conclui com a “Suíte em Lá Maior op. 98 b”, do compositor tcheco Antonín Dvořák. Conhecida pela alcunha de “Americana”, é uma das obras compostas por Dvořák após se mudar para os Estados Unidos, para assumir as funções de diretor do Conservatório de Música de Nova York.

Nos cinco movimentos da obra, escrita para piano e posteriormente orquestrada pelo próprio compositor, Dvořák alterna e mistura características musicais da américa e de seu país natal.
Mateus Távora, aluno do 7º semestre do curso de fagote (bacharelado) da Escola de Música da UFRJ, na turma do professor Aloysio Fagerlande, será o solista da obra de Mignone. A OSUFRJ terá regência do maestro André Cardoso.

A entrada é gratuita, e o Salão Leopoldo Miguez fica na r. do Passeio 98, Lapa.

Dia(s): 4 dez 2023

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 04 de dezembro de 2023