Desafios para equidade de gênero e parentalidade nas ciências

Debates e Encontros

Evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências
Mesa “Desafios para equidade de gênero e parentalidade nas ciências”
Palestrantes: Fatima Erthal (IBCCF/UFRJ), Felicia Picanço (PPGSA/UFRJ), Fontel (NUDES/PIPGLA) e Giovana Xavier (PPGE/UFRJ)
Dia: 11/02, às 16h

A mesa irá reunir pesquisadoras de distintas áreas de conhecimento da UFRJ para debater sobre diversos fatores que afetam o ingresso, permanência e ascensão das mulheres nas ciências, contemplando questões sobre ingresso e acesso de mulheres e demais grupos minoritários à universidade, impacto da maternidade na carreira científica, interseccionalidade, conhecimentos não hegemônicos, viés implícito e desigualdades de gênero.

A data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas a partir da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e faz parte de um conjunto de ações com vistas a melhorar a qualidade de vida no planeta. É nesse sentido que o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências existe para dar visibilidade e conscientizar acerca das desigualdades de gênero nos ambientes de pesquisa e produção científica; reconhecer a importância das mulheres nesse campo; e incentivar meninas a seguir carreiras científicas. O evento também está alinhado à temática da Reunião Anual da SBPC “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Parentalidade e Equidade de Gênero da UFRJ, composto por representantes do corpo docente, discente e técnico administrativo da UFRJ, constituído em dezembro de 2020 com o intuito de refletir e propor ações para mitigar as desigualdades de gênero no contexto universitário e o impacto da maternidade e da parentalidade na carreira acadêmica.

Dia(s): 11 fev 2021

Local: