Desembarque das Bacantes

Atividades Culturais e Espetáculos

[ABERTURA DO 2º SEMESTRE DE 2021 E RETORNO PRESENCIAL] Para abrir as portas e ocupar os campi, para limpar a grande mácula da ausência, para livrar os ares da doença e da exclusão, para celebrar o eterno retorno da vida, para que a vida dos saberes junte-se ao sabor das vidas, as Bacantes do Teatro das Ideias Vivas vão desembarcar sexta-feira no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Convidamos toda a comunidade universitária do Rio de Janeiro a lavar as escadarias do Largo de São Francisco, rememorando os ancestrais filósofos da praça e as heroínas libertadoras de todos os tempos. Tragam flores, ervas, águas de cheiro, baldes, vassouras. Tragam vozes, palmas, pandeiros e tambores. Venham com seus figurinos de bacantes e curetas e participem do rito comunitário que vem para renovar as esperanças da cidade e da universidade.
Local: Escadarias do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Largo de São Francisco de Paula, Centro.
Data: 03 de dezembro de 2021.
Hora: 13h em diante.
Realização: Teatro das Ideias Vivas
Apoio : SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral; AdUFRJ – Associação dos Docentes da UFRJ seção sindical.
Livremente inspirado nas tragédias As Bacantes de Eurípides e Penteu de Fernando Santoro.
Cooperação Internacional com a Dionisiaca, Festival de Sambuca, Sicília.

Direção teatral: Fernando Santoro
Direção musical: Luciana Collò
Musicas: Fernando Santoro, Luciana Collò, Luísa Buarque, Paula Lenzi.
Atores e Atrizes: Allan Ferreira, Márcio Rufino, Mônica Freitas, Roberto Passos, Veronica Araújo.

Dia(s): 3 dez 2021

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Valor: 0