Dia do Cérebro – Centro Educacional Novo Mundo

Criado em novembro de 2009, o projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), da Organização Ciências e Cognição em associação ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ), é uma iniciativa focada na promoção da alfabetização e difusão científica, que envolve atividades como o Laboratório Aberto de Práticas, palestras, exposições, dentre outras.

Durante esses anos o MIN já levou suas atividades ao município do Rio de Janeiro e a vários municípios da região metropolitana. Entre eles estão: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Teresópolis, etc.

O processo de capacitação de voluntários é realizado sempre de maneira contínua. Tanto com os estudantes da UFRJ e voluntários externos, quanto com os alunos e professores da instituição visitada. Todos aprendem sobre os fundamentos teóricos de cada atividade prática desenvolvida nas oficinas, além de receberem certificado comprovando sua participação.

As palestras abordam temas atuais à luz das neurociências, ligadas ao tema central do MIN, que se modifica a cada ano. Essas exposições são proferidas em linguagem simples e acessível, para os níveis de educação fundamental e médio, pelo Prof. Dr. Alfred Sholl Franco.

O projeto tem por finalidade oferecer os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de neurociências, auxiliando a formação de conhecimentos que poderão ser recuperados, posteriormente, durante o ensino formal ou no dia-a-dia.

Carregando mapa ....

Dia(s): 30/08/2017