Diálogos afro-latinos

Debates e Encontros

O Núcleo de História Oral e Memória (IH/UFRJ) e a Revista Outrora (publicação dos estudantes de graduação de História) convidam todas e todos para a mesa “Diálogos afro-latinos: O conflito armado colombiano do ponto de vista das comunidades negras“.

O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, às 17:30 na sala Celso Lemos, no terceiro andar do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco, n. 1 Centro, RJ) e contará com a presença de:

Naka Mandinga, um dos dirigentes do Processo de Comunidades Negras da Colômbia – PCN, apresentará a visão das comunidades negras sobre o conflito armado colombiano que tem impactado de maneira significativa os grupos étnicos, negros e indígenas, que habitam na faixa do Pacífico colombiano. O PCN agrupa mais de 80 organizações afro-colombianas e é responsável pela legislação colombiana que permitiu titular de forma coletiva a propriedade das terras para essas comunidades.

Stella Rodriguez Cáceres, membro da Comisión Nacional de la Verdad de Colombia – Capítulo Exílio.

Amauri Mendes Pereira, liderança histórica do movimento negro no Brasil e professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRRJ, será o debatedor.

Apresentação de Maria Paula Araujo, professora de História Contemporânea do IH/UFRJ.

O evento é organizado pelo Núcleo de História Oral e Memória (IH/UFRJ) e pela Revista Outrora, com apoio de Stella Rodriguez Cáceres.

Dia(s): 30 jun 2022

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, sala Celso Lemos, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Período de inscrição: Verificar com a organização