Direito ao Corpo na Cidade

O Seminário do Direito ao Corpo na Cidade é um ciclo com encontros de agosto a outubro de 2018, inter e transdisciplinar aberto a debates, vivências e ações na cidade, que pretende pluralizar narrativas em direitos humanos como campo de trabalho, subsidiar o corpo como entendimento principal, e como viés de política pública, sugerir novos caminhos e relações para repensarmos o desafio da crise urbana.

Direito ao Corpo na Cidade se expande por 9 Estações – Territórios; na Câmara Municipal Rio, UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), UFF – Universidade Federal Fluminense, ENSP/Fiocruz, Centro Coreográfico, Associação Festival Panorama, Patronato Magarino Torres e unidade prisional, Teatro Municipal de Niterói, entre outros, com ações em diversos espaços públicos no Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e no Porto. Os encontros propõem experimentar o CORPO como centralidade na sua produção às realidades econômicas brasileiras, entre a arte e a ética nas abordagens à educação, meio ambiente, justiça, cultura, saúde, urbanismo e aprofundar a discussão sobre o que impede o avanço de macro políticas, aprisiona nossas memórias e identidades em conflitos na sociedade, no urbanismo sitiado e no Estado.

Este é um projeto e construção coletiva por integrantes do Coletivo em Silêncio, do Laboratório de Direito à Cidade – UFRJ e da Universidade da Cidadania. O ciclo de debates, seguidos de encontros e vivências reúnem curadores, instituições públicas, associações, comissões, comitês, fóruns, organizações, movimentos, coletivos, militantes, pesquisadores independentes, ocupações e cidadãos. Os artigos, intervenções e vídeos enviados às inscrições, e a cobertura audiovisual das mesas, vivências e ações expandidas entrarão a seleção do Laboratório de Direito à Cidade e terão o apoio às publicações, a Universidade da Cidadania e instituições parceiras.

O lançamento do evento será na manhã no dia 2/8 às 9h30 – 13h que contará com a presença de apoiadores, palestrantes das mesas e convidados às atividades. Serão aceitas propostas e inscrições até o dia 20 de julho para mesas, vivências e chamadas para o corpo nos espaços públicos e ações expandidas propostas. A programação culmina em outubro e novembro com ações dentro da programação do Festival Panorama e serão organizados nos espaços públicos determinados pelos participantes de ciclos e vivências do seminário.

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail coletivoemsilencio@gmail.com

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 02/08/2018 - 03/10/2018
Horário: 0:00

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Cinelândia - Palácio Pedro Ernesto - Centro
Rio de Janeiro - RJ CEP 20031-050

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:08/02/2018
Site: http://direitoaocorponacidade.com.br
Instituição responsável: Universidade da Cidadania
Email do organizador:universidadedacidadania@forum.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 22954-590

Comments are closed.