E aí, o que era a Lou Cura ?

Loucura_nov_dez

“E aí, o que era a Lou cura?”

A resposta pode estar entre os corredores, galerias e pátios do antigo Hospício de Pedro II, atual dependências do Palácio Universitário da UFRJ, na Praia Vermelha.

É o que pretende mostrar, entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro, a exposição com fotos dos arquivos do Pinel e do IPUB e um vídeo, que procuram reconstituir, no limite de uma descrição de época, como eram a arquitetura e o uso do hospício.

O objetivo é compartilhar com o público, no próprio local onde funcionava o Hospício, o conhecimento sobre os primórdios das instalações do monumento e ajudar a entender, do ponto de vista histórico, o que era a loucura.

Além disso, narra belas estórias sobre as vivências no imóvel-monumento com a cidade no período de 1875 a 1914, mostrando a realidade daquela época.

O acesso à exposição se dá pela entrada principal do Instituto de Economia e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, passando pelas circulações e galerias em torno do Teatro de Arena, pela galeria que liga o teatro de arena ao átrio central do edifício. Finaliza no átrio, como salão expositivo, no Fórum de Ciência e Cultura-Praia Vermelha.

Dia(s): 26/11/2015 - 10/12/2015

Local: Instituto de Economia – UFRJ – Campus da Praia Vermelha