Educação, Inclusão e Políticas Públicas

Debates e Encontros

A extensão Rodas de Diálogo, Acesso aos Serviços Públicos e Consolidação da Cidadania promove a conversa sobre Educação, Inclusão e Políticas Públicas.
A live foi proposta pelos estudantes do GPDES com o intuito de compreender as políticas públicas de acessibilidade para pessoas com deficiência e a sua importância para a consolidação da cidadania. Em nossa primeira atividade sobre o tema, trataremos das políticas de inclusão no ambiente escolar e universitário.
A atividade conta com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada por estudantes da UFRJ e extensionistas do Projeto de Extensão da UFRJ TradInter Lab (https://tradinterlabletras.wixsite.com/projeto).
Nossos convidados são o Professor Paulo José Assumpção dos Santos e a Diretoria de Acessibilidade da UFRJ (Dirac/UFRJ), sob a Direção de Amélia Abigail Rosauro de Almeida e Direção Adjunta de Claudia Fatima Morais Martins.
Paulo Assumpção é Professor de História na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias, doutorando do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPeSS). Realiza pesquisas na área de educação de surdos em contextos inclusivos.
O Professor Paulo leciona na Escola Municipal Santa Luzia, no bairro Parque Equitativa, no município de Duque de Caxias. A Escola, de ensino fundamental, recebe pessoas com deficiências e promove o ensino inclusivo. Paulo compartilha a experiência da Escola Municipal Santa Luzia, a importância da política pública de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares e os desafios para a promoção da educação inclusiva.
Amélia Rosauro é Diretora da Dirac, a Diretoria de Acessibilidade da UFRJ, vinculada ao Gabinete da Reitoria.
Claudia Fatima Morais Martins é Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretora Adjunta da DIRAC.
A Dirac trabalha com a coleta de dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidade para a promoção da acessibilidade. A meta da Dirac é construir a política de acessibilidade da UFRJ.
Comentários de Constância Mateus e Patrícia Hemilly Machado Vaz, graduandas do GPDES.
Constância Mateus é angolana, viveu na Alemanha e hoje reside no Brasil e nos contará a experiência de ser deficiente visual estudante da UFRJ.
Patrícia Hemilly estudou na Escola Municipal Santa Luzia em contexto inclusivo e compartilhará sua experiência.
Mediação: Jonathan Felipe Rolemberg Pereira, graduando do GPDES.

Dia(s): 26 jul 2021

Local:

Online: https://ippur.ufrj.br/educacao-inclusao-e-politicas-publicas/

Valor: gratuito
Período de inscrição: não há
Site: https://www.youtube.com/watch?v=x94XDZ5ZOV4
Instituição responsável: IPPUR