Encontro de blocos acessíveis

Atividades Culturais e Espetáculos

A folia acessível faz festa no Rio de Janeiro. Com uma apresentação pós-carnavalesca conjunta dos blocos Orquestra Voadora e Senta que eu Empurro, no dia 27 de abril, às 20h, o Festival Acessibilifolia se despede do Teatro Cacilda Becker, onde durante todo este mês ofereceu uma variada programação, presencial e gratuita, para pessoas com e sem deficiência. No espaço, se alternaram oficinas, rodas de conversa e apresentações, sempre com o foco na discussão e promoção da acessibilidade no carnaval carioca. Todas as atividades do Festival contaram com recursos de acessibilidade física, interpretação em Libras e mediação acessível. As apresentações, como esta última, contam também, com audiodescrição. Iniciativa do projeto Um Novo Olhar, o festival integra o programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Quem faz a festa
A Orquestra Voadora trará um repertório eclético, que mistura músicas autorais do grupo e versões de clássicos do samba, rock, maracatu, funk entre outros gêneros. A interatividade com o público e a construção coletiva do espetáculo é uma das características marcantes que a orquestra carrega de sua experiência no carnaval e em apresentações na rua. O show contará ainda com os participantes da oficina de adereços e alegorias realizada durante o Festival Acessibilifolia.
O bloco de carnaval Senta Que Eu empurro, formado por pessoas com deficiência, foi fundado em 2008, no bairro do Catete – justamente o bairro em que se localiza o teatro – e tem como objetivo dar visibilidade, integrar e socializar as pessoas com deficiência de forma descontraída e divertida, promovendo a alegria e a autoestima dessas pessoas. O Senta Que Eu Empurro vem desde a sua criação proporcionando a comunidade do Catete e adjacências um momento de quebra de preconceitos e demonstração de que os limites estão aí para serem superados.

Sobre o projeto Um Novo Olhar:
Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. O projeto promove e apoia, ainda, seminários, workshops e congressos com profissionais que atuam nesse segmento. O Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:
Encontro de blocos do Festival Acessibilifolia
Quando: quarta-feira, 27 de abril de 2022 – Horário: a partir de 20h
Onde: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-001
Forma de acesso: retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, 1h antes do início da atividade. Sujeito à lotação (95 lugares).
Recursos de acessibilidade: acessibilidade física, Libras, audiodescrição e mediação acessível
Inscrições para as oficinas e mais informações sobre as demais atividades em www.umnovoolhar.art.br

Detalhes do evento:

Dia(s): 27 abr 2022
Horário: 20h00 - 22h00

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22220-001, Catete

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Entrada franca
Período de inscrição: 27/04/2022
Site: www.umnovoolhar.art.br
Instituição responsável: Funarte-UFRJ
Email do organizador: contato@umnovoolhar.art.br
Telefone de contato: (21) 2532-4649