Encontros Criativos: arte, juventude e alimentação

O movimento “Comer pra quê?” pretende mobilizar e dialogar com a juventude, utilizando a arte para provocar reflexões e ações políticas a respeito do que representa o comer hoje. Durante o mês de maio será realizada a série com Encontros Criativos gratuitos, em universidades públicas do Rio de Janeiro.

Fanzine, Estêncil e Cinema (filme-carta) serão as linguagens artísticas apresentadas nos encontros. A ideia é colaborar para que os jovens construam suas narrativas e seus processos comunicativos por meio de uma abordagem ética, estética e politizada. As sessões são gratuitas e voltadas para jovens entre 15 e 24 anos.

O próximo encontro acontecerá no dia 04 de maio, das 14h às 18h, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A artista convidada é Camila Olivia Melo, educomunicadora e doutoranda em Artes&Design na PUC-Rio. Camila vai ensinar a técnica de produção dos zines, que utiliza pequenas publicações (no estilo “faça você mesmo!”). O livreto é confeccionado artesanalmente, com folhas de papel, máquina de escrever, recortes de revista e desenhos. Com os zines, os participantes irão repassar questões importantes a respeito do que se leva para casa, o prato e o nosso corpo, além de desvendar alguns segredos que as grandes indústrias alimentícias nunca revelam.

O artista convidado Marcio Lazaroni, designer formado pela PUC-Rio e fundador da Fazenda Faraó, irá ensinar a técnica do Estêncil nos dias 08, 12 e 19 de maio, na UFRJ e na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Muito usada no grafite, esta técnica é feita ao aplicar letras, símbolos ou números usando um molde, e servirá de base para criar reflexões e provocações a respeito da alimentação como ação política. Na primeira sessão, também realizada em abril, os participantes customizaram camisas e ecobags a partir de estêncils criados por eles mesmos.

Nos dias 06 e 13 de maio, das 14h às 18h, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) irá receber o cineasta convidado Geraldo Pereira, que já trabalhou em produções como Babilônia 2000”, “Edifício Master” e na série “Cultura Ponto a Ponto”, para ensinar a produzir o filme-carta. A técnica é uma outra maneira de comunicar, que combina a antiga forma de correspondência com as novas tecnologias digitais. Essas experimentações irão servir para pensar o “comer” de forma crítica, convidando outras pessoas a pensar junto a alimentação contemporânea.

Cada sessão terá 20 vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário online (https://goo.gl/sGKsgl). Os participantes receberão certificado e as criações artísticas farão parte da mobilização do movimento “Comer pra quê?”.


Serviço:

FANZINE
Data: 05/05
Local: Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco/UFRJ)
Endereço: Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha.
Horário: 14h às 18h

ESTÊNCIL
Datas: 08, 12 e 19 de maio
Locais:
08 de maio: Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco/UFRJ)
Endereço: Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha.
Horário: 14h às 18h
12 e 19 de maio: Fundação Oswaldo Cruz/ Centro de Saúde do Trabalhador – Sala de Treinamento
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos.
Horário: 13h às 17h

CINEMA-CARTA
Data: 06 e 13 de maio
Hora: 13h às 17h
Local:FIOCRUZ
Endereço: Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Horário: 13h às 17h
Informações: ean.juventude@gmail.com

Sobre o “Comer pra quê?”

“Comer pra quê?” é um movimento de mobilização de juventudes sobre alimentação como ato político. O objetivo é despertar a consciência crítica sobre suas práticas alimentares, dando voz e visibilidade aos desafios para se alimentar de forma adequada e sustentável num mundo conectado e midiatizado. Os objetivos do movimento são articular, mobilizar e promover a reflexão e a troca de ideias e vivências sobre a temática da alimentação com a juventude e seus coletivos, inseridos nos mais diversos espaços sociais e segmentos; envolver instituições de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, juventude, cultura, comunicação, meio ambiente, assim como organizações sociais de diversas naturezas; e estimular reflexões e ações criativas presenciais e nas redes sociais. Para saber mais acesse: www.comerpraque.com.br

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 05/05/2017 - 19/05/2017
Horário: 0:00

Local: Escola de Comunicação da UFRJ
Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 20940-040

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:https://goo.gl/sGKsgl
Site: http://www.comerpraque.com.br/
Instituição responsável: ECO - UFRJ
Email do organizador:ean.juventude@gmail.com
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.