Mais antiga instituição do gênero no país, a Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ) comemora, de 10 a 15 de agosto, 172 anos de atividades ininterruptas. Por causa das medidas de combate ao novo coronavírus, que desaconselham reuniões presenciais, não haverá a tradicional semana de concertos e recitais. O evento foi obrigado a migrar para o universo virtual. Serão seis lives, sempre veiculadas às 19h pelo canal #concertosufrj no Youtube e pela página #musicaufrj no Facebook, mídias sociais impulsionadas pela EM/UFRJ.
EM-Lives
Divididas em uma série de três concertos virtuais e outra de três debates, cada live terá duração de cerca de 90 minutos e os internautas poderão interagir via chat.
Os concertos, como nas edições anteriores, estão marcados pelas efemérides musicais. Este ano os destaques são os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, gênio alemão do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo; e os compositores brasileiros Leopoldo Miguez (170 anos de nascimento), Alberto Nepomuceno (100 anos falecimento) e Ernani Aguiar (70 anos de nascimento) – todos os três com carreiras vinculadas à Escola de Música. Miguez comandou a instituição de 1890 a 1902, Nepomuceno em dois períodos, 1902-1903 e 1906-1916, e Ernani Aguiar é atualmente professor de Regência e titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).
Os concertos virtuais acontecem na terça (11), quinta (13) e sábado (15), os demais dias estão reservados para debates. Ao todo são mais de 40 convidados, entre grupos musicais, artistas, docentes, pesquisadores e especialistas.
Os concertos apresentarão obras emblemáticas dos homenageados e discutirão sua produção. Os debates tratarão, com especialistas da UFRJ e de outras instituições, temas como as escolas de música frente aos desafios do ensino online e das ações pós-pandemia, o impacto da covid-19 na performance ao vivo e a relevância das orquestras das universidades federais brasileiras.
Mais informações sobre as lives no site da Escola de Música
Trajetória
Tudo começou quando, em pleno império, a Sociedade de Música conseguiu investir os recursos obtidos com duas loterias para inaugurar sua sede, em 13 de agosto de 1848 – se instalou em uma sala do Museu Imperial, na Praça da República. A iniciativa foi do compositor, regente e professor Francisco Manoel da Silva (1795-1865). A primeira sede própria só viria 24 anos depois, quando a Sociedade se mudou para a Rua Lampadosa, hoje Luís de Camões. No ano seguinte à Proclamação da República, já em 1890, a instituição virou Instituto Nacional de Música, transferida em 1913 para a sede atual, no Passeio Público. E em 1937, tornou-se Escola Nacional de Música. A atual designação foi estabelecida em 1965, quando, por força de decreto do regime militar, a Universidade do Brasil foi transformada em Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Serviço
- Canal da EM no Youtube: https://youtube.com/concertosufrj/
- Página da EM no Facebook: https://www.facebook.com/musicaufrj/
- Instagram da EM: https://www.instagram.com/escolademusicaufrj/
- Twitter da EM: https://twitter.com/EMUFRJ
- Site da EM: http://musica.ufrj.br/
Programação
Segunda-feira, 10 de agosto, 19h, Debate Tema: “As Escolas de Música das universidades federais frente aos desafios do ensino online e das ações “pós-pandemia”: indicadores, estratégias, inovações e integração virtual e presencial nas instituições.” Ronal Silveira, mediador (Diretor da Escola de Música da UFRJ) Terça-feira, 11 de agosto, 19h, Concerto e Debate Ana Paula da Matta, mediadora (Departamento de Música de Conjunto, EM/UFRJ) Compositor: Alberto Nepomuceno (1864-1920) Valsa Op. 13 nº 2 (dur.: 2’40’’) Devaneio Op. 27 nº 1 (dur.: 2’52’’) Improviso Op. 27 nº 2 (dur.: 2’14’’) Valsas Humorísticas, para piano e orquestra (dur.: 25’35’’) Quarta-feira, 12 de agosto, 19h, Debate Tema: “Para além das lives: o impacto da covid-19 na performance ao vivo” Aloysio Fagerlande, mediador (Coordenador do PROMUS da EM/UFRJ) Quinta-feira, 13 de agosto, 19h, Concerto e Debate Maria José Chevitarese, mediadora (Regente Coral Brasil-Ensemble | EM/UFRJ) Compositor: Ernani Aguiar (1950) Seis Duetos, para violoncelos (1985, dur.: 8’’) Meloritmias, para violoncelo solo (dur.: 6’35’’) Monodia, para trompa solo (dur.: 4’05’’) Duas Peças Curtas, para piano (dur.: 2’46’’) Pastoral, para coro e orquestra de câmera (dur.: 4’50’’) Sexta-feira, 14 de agosto, 19h, Debate Tema: “Orquestras das universidades federais brasileiras: relevância artística e acadêmica” André Cardoso, mediador (Diretor Artístico OSUFRJ e Coordenador Projeto SINOS) Sábado, 15 de agosto, 19h, Concerto e Debate Andrea Adour, mediadora (Coordenador Projeto Ópera na UFRJ) Ludwig van Beethoven (1770-1827) Sonata Les Adieux, mov. 1 (dur.: 7’30) Improvisação livre sobre dois temas da Quinta Sinfonia (dur.: 7’46’’) Wonne der Wehmut, Op. 83 nº 1 (dur.: 2’45’’) Leopoldo Miguez (1850-1902) Nocturno Op. 20 nº 1 (dur.: 3’25’’) Valsa Op. 28, para piano (dur.: 3’33’’) Alberto Nepomuceno (1864-1920) A Galhofeira, para piano (dur.: 3’15’’) |
Detalhes do evento:
Dia(s): 13 ago 2020 - 15 ago 2020
Horário: 19h00 - 20h30
Local:
Online: Canal da Escola de Música no Youtube
Categorias
Sem CategoriasInscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: até 10/08/2020
Site: http://musica.ufrj.br/
Instituição responsável: Escola de Música
Email do organizador: comunicacao@musica.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2240-1441