Escola de Música da UFRJ: 175 anos

Atividades Culturais e Espetáculos

Em 2023, a Escola de Música da UFRJ completa 175 anos dedicados ao ensino musical no Brasil. Para celebrar este um século e três quartos de história, entre 14 e 18 de agosto, será celebrada a Semana de Aniversário da EM/UFRJ, evento que contará com uma extensa gama de apresentações.

O último dia da Semana de Aniversário, (18/08/2023), será marcado pela abertura do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, o qual já conta com mais de 300 inscrições. Coordenado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro Rheinbolt, o congresso promoverá oficinas, práticas musicais e mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos e concertos de coros infantis, infanto-juvenis, jovens e adultos do Rio de Janeiro.

Alguns destaques são: a conferência “Pedagogia e performance coral”, que contará com a participação do professor Carlos Alberto Figueiredo; a oficina de técnica vocal, com a professora Lúcia Passos (RS); a oficina de regência e dinâmicas de ensaio, com a professora Isabela Sekeff (DF); a prática vocal “Cantando com as comilanças”, com os professores Jefferson Sini, Juliana Melleiro e Karelin Cavallari. Na sequência haverá uma roda de conversa com o vice-diretor da EM/UFRJ, professor Marcelo Jardim. O tema será: “Contribuições do Projeto Um Novo Olhar (Funarte e EM/UFRJ) ao Canto Coral”.

O dia se encerra com as apresentações do Coral Infantil da UFRJ (formado por crianças de 06 a 11 anos de idade, da cidade do Rio de Janeiro e adjacências), do Coral Infantojuvenil da UFRJ e do Conjunto Sacra Vox (que toma como referência o gênero sacro, realizando pesquisas e difundindo a produção coral brasileira).

Dia(s): 18 ago 2023

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Rio de Janeiro, RJ, 20021-290, Centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição