Escola de Música da UFRJ: 175 anos

Atividades Culturais e Espetáculos

“175 anos não são 175 dias”. Se o clichê aqui utilizado enquanto figura de linguagem carece de originalidade, ele ilustra bem aquilo que definitivamente não falta à Escola de Música da UFRJ: história. Um século e três quartos de história, para ser mais exato. Denominada Imperial Conservatório de Música, Instituto Nacional de Música e Escola Nacional de Música em encarnações passadas, é com imenso orgulho que a atual EM/UFRJ não foge à responsabilidade de ser a instituição de ensino musical mais antiga em atividade no Brasil.

Resgatar esta memória e se conectar a tantas outras histórias é fundamental para que se possa colocar o presente e o próprio futuro da educação musical do Brasil em perspectiva. É com este espírito que, entre 14 e 18 de agosto, será celebrada a Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ de 2023, evento que contará com uma extensa gama de apresentações.

O dia de abertura (14/08/2023) já dará uma bela amostra tanto das novas conexões, quanto da reverência à história que a Semana promoverá. Uma recente parceria que coloca a EM/UFRJ lado a lado com o Rio International Cello Encounter — festival que, ao longo de seus 29 anos, consolidou-se como uma plataforma multicultural de grande sofisticação artística e responsabilidade social — viabilizou que os trabalhos da Semana contem com o Ensemble de Cellos da Unicamp, grupo que também integra a programação do festival pelo qual já passaram mais de 550 mil espectadores e 12 mil músicos.

Para melhorar, o diretor do grupo de Campinas, Lars Hoeffs, também se apresentará como solista do concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Fundada em 1924 e em vias de completar um século de atividades ininterruptas, a Orquestra que representa um dos maiores patrimônios culturais de nossa Universidade fará uma apresentação que contará com obras de João Guilherme Ripper, Francisco Mignone e Villa-Lobos, entre outros. O concerto será ainda mais abrilhantado pela participação da soprano Juliana Kreling.

O concerto começa às 19h. A entrada é gratuita.

A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro.

Não perca!

Dia(s): 14 ago 2023

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Rio de Janeiro, RJ, 20021-290, Centro