Exibição do Filme \’Elefante\’ + Palestra com Cristiana Carneiro

Pedagogias da Imagem – cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ.

Dia 20 de agosto de 2019.
Exibição de ‘Elefante’ (Elephant – E.U.A., 2003), de Gus Van Sant.

Seguido da palestra:
Adolescência hoje: qual o lugar para o mal-estar na escola?

Com a convidada:
Cristiana Carneiro
Doutora em Psicologia pela UFRJ.
Professora da Faculdade de Educação da UFRJ.
Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e na Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ).

A primeira sessão do segundo semestre do Pedagogias da Imagem acontecerá em meio à Semana de Integração da Pedagogia. O filme ‘Elefante’, premiado com a Palma de Ouro em Cannes – e também com o prêmio de Melhor Diretor -, se reporta indiretamente ao massacre de Columbine e traz o cenário conflitivo entre jovens de uma escola em Portland. Se o conflito é constituinte, como nos diz a psicanálise, qual seu lugar na escola hoje? Como o mal-estar pode ser acolhido, ou não, pela escola?

Local:
Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café)
Campus da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 – Urca

(sujeito à lotação do auditório – capacidade de 100 lugares)

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult – Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD – Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Entrada franca.

Mapa não está disponível