FL/UFRJ: O Livro de Ester: o protagonismo feminino (curso de extensão 2015-2)

Curso de extensão 2015-2

Título: O Livro de Ester: o protagonismo feminino

Coordenadora e palestrante: Profa. Dra. Cláudia Andréa Prata Ferreira (FL/UFRJ)[1]

Carga Horária: 6 h (4 encontros)

Dia da semana: 2ª-feira. – Horário: 11h30 – 13h.

Realização: Setor de Língua e Literatura Hebraicas.

Apoio: Departamento de Letras Orientais e Eslavas e Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ.

Informações, programa e inscrições: extensao@letras.ufrj.br

Ementa: O Livro de Ester faz parte das Cinco Meguilot (“rolos”). Na Bíblia Hebraica estão reunidas no terceiro grupo designado por Ketuvim (“Escritos”) e pertencem ao ciclo de leitura sinagogal.

Programação:

14/09/2015: Cânone Judaico – As Cinco Meguilot. Meguilat Ester / Livro de Ester.

21/09/2015: Livro de Ester – 1ª parte.

28/09/2015: Livro de Ester – 2ª parte.

05/10/2015: Livro de Ester em diálogo com outros livros bíblicos. Considerações finais.

Apresentação: O Livro de Ester faz parte das Cinco Meguilot (“rolos”). Na Bíblia Hebraica estão reunidas no terceiro grupo designado por Ketuvim (“Escritos”) e pertencem ao ciclo de leitura sinagogal. As meguilot são lidas nas festividades judaicas de Pessach/Páscoa (Cântico dos Cânticos), Shavuot / Pentecostes (Rute), Tishá BeAv / Memorial pela destruição do Templo e de Jerusalém (Lamentações), Sucot / Festa das Tendas (Eclesiastes) e Purim (Ester).

O Livro de Ester é uma narrativa, em forma de novela, que aborda a vida judaica num período de dominação estrangeira, em especial quando os judeus vivem fora de Judá – ou seja, no exterior. A redação do texto hebraico data em torno de 350 a.E.C., antes do Império Persa ter sido conquistado por Alexandre Magno (333 a.E.C.).

A leitura do texto de Ester permite propor paralelos interessantes com o Livro do Êxodo. Pois, ambos tem como meta a luta pela verdade e justiça a fim de que o povo (judeu) possa sobreviver.Outro paralelismo perceptível é com a literatura sapiencial. No Livro de Provérbios é possível destacar o tema da humilhação do injusto e da exaltação do inocente. No mais, outras lições sapienciais como os conselhos voltados para a confiança, a solidariedade, a ação cautelosa, o discernimento prudente que cria estratégias possíveis e eficazes podem ser observadas. Em outra perspectiva, o ponto de ligação importante que faz de Ester um livro que preconiza o Eclesiástico, Daniel, Judite e Macabeus é o zelo pela identidade cultural e religiosa. Outra possibilidade de leitura do livro de Ester são os Salmos 58, 94, 109 e 137 cuja tônica é redescobrir que a vingança dos oprimidos não é mais do que a busca da verdade e da justiça.

A personagem Ester, como protagonista do livro que leva seu nome, destaca a ação da mulher no resgate de sua dignidade e na participação das lutas libertárias do seu povo. O olhar mais detalhado sobre o Livro de Ester desperta questões sobre o protagonismo feminino nas Cinco Meguilot. Tais questões são relevantes para compreender o papel da mulher na Bíblia. Permitem novas interrogações e descobertas e levantam questões sobre a posição da mulher na sociedade da época. No mais, fazem perceber o que significa o texto bíblico para ela nessa situação.

Palavras-chave: Livro de Ester, Bíblia e Mulher, Bíblia e Literatura.

[1] Profa. Dra. Cláudia Andréa Prata Ferreira, Associada II (Siape 2168035). Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ. Lattes da docente: <http://lattes.cnpq.br/1665052411863789>.

Dia(s): 14 set 2015 - 5 out 2015

Local: Faculdade de Letras (FL/UFRJ)
Av. Horácio Macedo, 2151, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917, Cidade Universitária

Valor: Gratuito.