Governança ambiental e a Agenda 2030: Entre polissemias e controvérsias

“O que será o amanhã/Diálogos Sustentáveis 2021?”
No âmbito da série 2021 de seminários “O que será o Amanhã (Catedra de Meio Ambiente Bertha Becker (CBAE/FCC/UFRJ)/Diálogos Sustentáveis (Eicos/IP e PPED/IE/UFRJ), convidamos a todos para o 2o. seminario da série que realizaremos no dia 06 de maio, entre 9h e 12h, intitulado “Governança ambiental e a Agenda 2030: Entre polissemias e controvérsias em políticas públicas”.

Para o debate contaremos com três convidados especiais de referência na reflexão proposta:

Estela Neves – Arquiteta urbanista com Mestrado em Urbanismo e Doutorado em Ciências Sociais. Integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ IE-UFRJ), no qual é responsável pelos cursos de política, governança ambiental e descentralização. Além de pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento (INCT-PPED), desenvolve pós-doutorado sobre governança da água e governo s subnacionais (COPPETEC) e presta assessoria à Direção do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ).

Marcel Bursztyn – Socioeconomista, com Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, além de Doutorado em Desenvolvimento Econômico e So cial. É professor titular (aposentado) da Universidade de Brasília, junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável. Atuou como professo r visitante na Université de Paris 3 – Sorbonne la Nouvelle e no Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento da Universidade Politécnica de Madri. É coeditor da Revista Sustentabilidade em Debate, membro do comitê editorial de 12 revistas científicas e pesquisador do CNPq.

Pedro Roberto Jacobi – Sociólogo, com Mestrado em Planejamento Urbano e Doutorado em Sociologia. É professor titular Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Atua como coordenador do Projeto Temático Fapesp – Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Variabilidades Climá ticas e do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Além de editor da revista Ambiente e Sociedade, dentre outras atividades, é presidente do Conselho do I CLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul).

O debate será conduzido pela professora titular Marta de Azevedo Irving (CBAE/FCC/UFRJ; EICOS/IP/UFRJ; PPED/IE/UFRJ e INCT/PPED/CNPq).

O seminário será transmitido ao vivo pelos seguintes canais:

YouTube do Fórum de Ciência e Cultura

Facebook do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Dia(s): 6 maio 2021

Local:

Online: YouTube do Fórum de Ciência e Cultura e Facebook do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Valor: gratuito
Período de inscrição: não é necessária inscrição
Site: www.gapis.psicologia.ufrj.br
Instituição responsável: EICOS/IP/CFCH/UFRJ