I Colóquio Nacional Pensar a Política Juntas e Juntos

Congressos, Seminários e Simpósios

O “I Colóquio Nacional Pensar a Política Juntas e Juntos: Teoria, Crítica e Humanidades” é um evento de extensão que será realizado pelo Departamento de Ciência Política do IFCS/UFRJ, em parceria com o Departamento de Ciência Política e o Grupo Interdisciplinar de Raça e Política (Coletiva Gira) da Universidade de São Paulo.
O evento tem a proposta de desenvolver um debate com o público sobre as bases teóricas do pensamento político que balizam a construção das visões de mundo hoje, trazendo palestrantes das áreas das humanidades com contribuições para sua renovação (ciência política, sociologia, antropologia,filosofia, direito etc) que contribuem para o resgate de saberes marginalizados ou invisibilizados, correlacionando-os às dimensões de raça e gênero.
Reuniremos pesquisadoras e pesquisadores negros ,indígenas e brancos, valorizando as subjetividades de cada palestrante convidado. Serão 36 palestrantes acadêmicos ou ligados à academia, debatendo temas como: desigualdades, democracia, movimentos sociais, descolonização, teoria política, epistemologias, análise de conjuntura e muitos outros.

O evento acontecerá entre os dias 03/05/2021 e 08/06/2021 e será transmitido no canal da Pro-Reitoria de Extensão da UFRJ (https://www.youtube.com/channel/UCvMAg03W-Z34vAvrmeHEivg)

A programação completa das mesas é a seguinte:

03/Maio/2021
Diálogo de Abertura – às 17h30
convidados: Gersem Baniwa (Liderança indígena do Amazonas; Professor Associado da FACED – UFAM) / Almires Martins Machado (Indígena pertencente ao povo Guarani e Terena. Doutor em Antropologia (UPA);

04/Maio/2021
Mesa 1 (14h) – Desigualdades no século XXI: política e sociedade no Brasil
convidados: Luiz Augusto Campos (CP-IESP)/ Márcia Lima (Sociologia – USP/CEBRAP)/ Raquel Lima (Sociologia – UFF)/ Mediação: Daniela Mussi (UFRJ)
Mesa 2 (17h30) – Democracia, participação e movimentos sociais