II Fórum de Inovação do PPG-EEAN

Outros

II Fórum de Inovação do PPG-EEAN
Produção de conhecimento inovador na enfermagem e na saúde: caminho para a transformação social.
23 e 24 de março de 2023

A primeira edição desse evento aconteceu no dia 10 de março de 2022, promovido em parceria com o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), de Portugal.

Destaca-se que a primeira edição estava programada para acontecer em 2020, mas, por consequência da pandemia da COVID-19, sua realização foi prorrogada e assumida na versão online, diante da possibilidade de ampliar a participação de profissionais experientes e facilitar a internacionalização, tendo como comissão científica e convidados pesquisadores dos Estados Unidos da América, Alemanha, Portugal e Brasil.

Foram membros da comissão científica da primeira edição do Fórum docentes da ESEL, como as professoras doutoras Cristina Baixinho, Eunice Sá, Adriana Henriques e Andreia Costa; o Prof. Dr. Pedro Parreira, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; a Profa Dra. Sarah Gimbel, da Universidade de Washington, EUA; o Prof. Dr. Andreas Büscher, da Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück, Alemanha; a Profa Dra. Cândida Caniçali Primo, da Universidade Federal de Espírito Santo, Brasil; e professores doutores do PPG EEAN/UFRJ Sabrina da Costa Machado Duarte, Rafael Celestino da Silva, Marcelle Miranda da Silva, Marcos Antônio Gomes Brandão, Ítalo Rodolfo Silva e Juliana Faria Campos.

Na ocasião foram abordados os seguintes temas: Competências de investigação e inovação na educação em enfermagem e saúde; Gestão do Conhecimento; A estrutura PARiHS de implementação de padrões especializados em enfermagem na Alemanha; Produção de conhecimento inovador na Pós-Graduação Stricto Sensu em enfermagem; e Abordagem de modelos teórico-metodológicos para desenvolvimento de projetos de investigação de inovação tecnológica.

Destaca-se que já na primeira edição foram registradas 300 inscrições, com audiência constante durante toda a realização do evento, que foi gravado e está disponível no canal do Youtube do PPG da EEAN, bem como no site da ESEL, no respectivo link: https://escolasuperiorenfermagem-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/audiovisuais_esel_pt/ErBufvSY6fBDpAaOC9ZhQGkBrGtpLK18jhmaXfMEBbYxvQ?e=UENQvo

Portanto, o II Fórum de Inovação é uma das iniciativas do PPG da EEAN em prol da ampliação do impacto social, tecnológico, sanitário, educacional e econômico da produção de conhecimento na sociedade fluminense, contribuindo para qualificar os profissionais participantes e os seus resultados de pesquisa que serão aplicados no contexto da prática profissional nos serviços de saúde do Rio de Janeiro.

Além disso, haverá a apresentação de trabalhos científicos no formato de Pitches de ideias inovadoras na área da enfermagem e saúde, que partem da possibilidade de geração de produtos a partir do trabalho multidisciplinar e que despertam interesses de vários campos da sociedade.

Os objetivos principais do evento são: contribuir para a difusão dos conceitos de inovação, tecnologia e transferência de conhecimento nas atividades de ensino e pesquisa na área da enfermagem e saúde; possibilitar a integração de pesquisadores estrangeiros nos projetos de pesquisa e inovação tecnológica e as participações em redes de pesquisa; ampliar possibilidades de mobilidade acadêmica para docentes e discentes; contribuir para geração de conhecimento inovador e sua incorporação à prática de cuidado em saúde; divulgar projetos e produtos técnico-tecnológicos na área da enfermagem e saúde para a sociedade e setor produtivo.

O público-alvo são docentes, pesquisadores, estudantes de graduação/licenciatura e de pós-graduação em enfermagem, bem como de profissionais de saúde e de áreas afins.

Envie seu Picht*

*Pitch é uma apresentação rápida e concisa para divulgar uma ideia de um produto técnico tecnológico realizada por alunos.

Dia(s): 23 mar 2023 - 24 mar 2023

Local:

Online: Informações

Valor: Consultar o organizador
Período de inscrição: Envio do Pitch: 10/02/2023 a 28/02/2023
Site: https://foruminovacaoppgeean.com.br/
Instituição responsável: Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ)
Email do organizador:
Telefone de contato: