III Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética (CIT2015)

É com muita alegria que comunicamos a realização do III Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética (CIT2015). Realizado pela International Association of Trichologists (IAT) em parceria com a Academia Brasileira de Tricologia (ABT), o CIT2015 é um grande marco para essa ciência que cresce a cada dia.

Temos como objetivos estimular o desenvolvimento e a troca de informações em tricologia nas mais diversas áreas de atuação profissional em que esta ciência é estudada. Médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, químicos, farmacêuticos, esteticistas, biomédicos e terapeutas capilares são convidados a discutir no CIT2015 temas variados ligados aos problemas dos cabelos. Fomentamos com isso o entendimento da abordagem de cada profissional pelas áreas afins à tricologia, sempre lembrando de que o respeito aos limites de atuação de cada uma dessas profissões deve ser respeitado.

Nossas propostas não são a de ensinar um fisioterapeuta a trabalhar com nutrição, ou um profissional da área química a prescrever medicamentos ou realizar procedimentos médicos, mas sim, de apresentar para cada uma das áreas as possibilidades que estão envolvidas nas questões que dizem respeito à saúde capilar e sistêmica de cada indivíduo. Temos comprometimento com o respeito às atribuições de cada profissional, mas entendemos que compreender o que cada área de atuação pode realizar pela tricologia é de grande relevância para nós.

Um médico que compreende o trabalho de um químico pode cuidar melhor de um paciente que chega à sua clínica com danos às fibras capilares induzidos pelo uso de um produto químico aplicado nos cabelos. Um terapeuta capilar se beneficia em saber dos riscos ao couro cabeludo que os procedimentos químicos podem causar em seus clientes, tornando-os mais cuidadosos na escolha e na aplicação de produtos nos cabelos e no couro cabeludo.

É essa troca que acreditamos que engrandece uma área de estudo. E por isso acreditamos que com um evento multidisciplinar podemos crescer nas trocas transdisciplinares e promover uma melhor prática para uma ciência que é interdisciplinar.

Dessa forma estaremos cuidando de cabelos e de pessoas, avaliando riscos, prevenindo danos e aliviando o sofrimento. Esperamos em nosso congresso contar com profissionais que tenham interesse em trocar experiência e que estejam engajados em estudar e em se empenhar para realizar algo melhor para a sociedade.

Comitê Organizador do CIT2015

Dia(s): 27 jul 2015