Inscrições: Caleidoscópio da Diversidade: Subjetividades em Movimento

Entrevistas e Palestras

Caleidoscópio da Diversidade: Subjetividades em Movimento

Inscrições até o dia 6/12/2023 às 13:59h.

Acontece no dias 6 e 7 de dezembro de 2023, das 14 horas

Os grupos de pesquisa Rizoma Verde e Psyccon celebram 12 anos de existência e têm a honra de apresentar um evento especial como ação de extensão. Este evento tem como propósito destacar e refletir sobre as pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelos grupos de pesquisa vinculados à Escola de Comunicação (Departamento de Métodos e Áreas Conexas). Esses estudos são provenientes do Programa de Pós-graduação em Comunidades e Ecologia Social (EICOS – Instituto de Psicologia).

O evento explorará as seguintes temáticas: negritude, arte indígena e LGBTI+, com uma abordagem que relaciona consumo e subjetividade. Buscamos promover uma discussão enriquecedora sobre como esses elementos se entrelaçam nas experiências e na construção de identidades.

Contaremos com a participação de renomados pesquisadores e atores sociais, proporcionando um ambiente propício para aprofundar os debates sobre as temáticas abordadas.

Palestrantes:

Mediador: Prof. Dr. Rafael Losada – FACULDADE SENAC

Ma. Vitória Roccon Covre – EICOS/ IP/ UFRJ – Kits de subjetividade queer em cartaz: os modos de ser LGBTI+ nos filmes de longa-metragem.

Dr. Felipe Castello Branco – EICOS/ IP/ UFRJ – Pistas de um blackface para o consumo? atravessamentos do capital nos processos de subjetivação do povo negro no Brasil.

Dra. Patrícia Bevilacqua – EICOS/ IP/ UFRJ – Noopolítica do consumo como dispositivo de colonização: resistências e (re) existências na arte indígena contemporânea.

Deborah Sabará – Associação GOLD (ONG Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade) – LGBTI+ – Vitória, ES.

Rita Huni Kuin – artista, pesquisadora e fundadora do grupo KAYATIBU- Primeiro ponto de cultura do Jordão, Acre.

Prof. Dr. Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos – ECO UFRJ – LECC (Laboratório de Estudos de Comunicação Comunitária) e membro do Quilombo Bongaba – Magé, RJ.

Profa. Dra. Eliane Monteiro Almeida – Faculdade SENAC – Pistas do marketing ecosófico: uma dinâmica prática aplicada à luz do rizoma verde, da sustentabilidade e da ESG, através das relações entre consumo e as três ecologias.

O evento terá a parceria da Faculdade Senac do Rio de Janeiro, como coparticipante na produção do evento e mediação das palestras e atividades, será gratuito, e realizado de modo online, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, das 14 horas às 17 horas, no total de 6 horas, via plataforma teams.

Serão emitidos certificados de participação.

Link para inscrição: https://www.even3.com.br/caleidoscopio-da-diversidade-subjetividades-em-movimento-405664

Organização: Prof. Dr. Fred Tavares (ECO – EICOS/IP/UFRJ)

Será imperdível, contamos com sua presença!

Dia(s): 5 dez 2023 - 6 dez 2023

Local:

Online: Incrições Aqui.

Período de inscrição: Até 06/12/2023 às 13:59h
Site: https://www.even3.com.br/caleidoscopio-da-diversidade-subjetividades-em-movimento-405664
Instituição responsável: Escola de Comunicação da UFRJ
Email do organizador: N/C