IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC

O Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC é uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional e o Fórum de Ciência e Cultura – FCC da Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ. A iniciativa tem tido o apoio do Ministério da Cultura – MinC.IV_ENAC_2016

Em sua quarta edição, a proposta do ENAC é dar continuidade a sua missão: divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível; promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes.

O IV ENAC acontecerá entre os dias 1º a 10 de setembro de 2016. A programação proposta envolve a realização de oficinas, rodas de conversa, mesas redondas, exposição de pôster dos trabalhos científicos produzidos pelos discentes das duas turmas da pós-graduação e a realização do evento Sencity em parceria com o MAM-SP.

O ENAC tem sido um instrumento importante para a promoção da pauta do direito das pessoas com deficiência no que diz respeito a cidadania cultural. Além de ser um espaço de difusão de experiências, aproximação e fortalecimento de políticas públicas, construção de parcerias institucionais, fomento de novas ações e projetos em acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.

Em 2013, o I ENAC foi o evento de inauguração da primeira turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. Na ocasião, realizou-se também o III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais – III SENAC promovido pelo Núcleo Pró-Cultura Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com quem foi firmada uma parceria visando iniciar a construção de uma rede de formação em acessibilidade cultural no país.

Junto a esses eventos, ocorreu a I Conferência Livre de Acessibilidade Cultural que articulou delegados e apresentou 90 propostas para III Conferência Nacional de Cultura – III CNC, aprovando entre outras, a meta 3.18 como prioritária do eixo III. Em maio de 2014, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN, através do Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância desta instituição, realizamos o II ENAC e o IV SENAC. A iniciativa fez parte da programação do TEIA da Diversidade – Encontro Nacional dos Pontos de Cultura.

No ano de 2015, o ENAC, em sua terceira edição, voltou a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro no âmbito da segunda turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Potencializando a continuidade das ações em rede, socializando conhecimentos e experiências, mobilizando parceiros, articulando e pautando as políticas públicas culturais. O III ENAC teve programação ampliada, incluindo atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Pontos de Cultura e Acessibilidade da Rede do Programa Cultura Viva e o Seminário Acessibilidade Cultural e Audiovisual, refletindo a crescente relevância do tema para esta que é uma das principais vertentes das Indústrias Culturais e Criativas, ICC. Também foi realizado o Encontro Acessibilidade, Terapia Ocupacional e Cultura, que discutiu o perfil do terapeuta ocupacional em relação à ações e iniciativas que mobilizam e favoreçam a promoção e a institucionalização da cidadania cultural. As três edições do ENAC registram um público de 430 participantes. Destaca-se a importância das parcerias que realizamos com a UFRGS e a UFRN, instituições aliadas para o projeto de formação interinstitucional.

Entre os locais de realização do evento estão o Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ no Flamengo, Casa da Ciência – UFRJ em Botafogo e Laboratório de Tecnologia Assistiva e Museu da Geodiversidade na Cidade Universitária na Ilha do Fundão, Museu Nacional/UFRJ na Quinta da Boa Vista. Outras atividades serão realizadas com os nossos parceiros como no Cinema Nosso, na Lapa.

Para saber mais sobre o ENAC, acesse: https://enacufrj.wordpress.com/2016/08/12/encontro-nacional-de-acessibilidade-cultural/.

Aguardamos você!

Dia(s): 1 set 2016 - 10 set 2016
Horário: O dia inteiro

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)