Lançamento de livro

Editora UFRJ lança livro sobre filosofia na Modernidade

O quarto volume de Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos, intitulado Os modernos – séculos XIV a XVIII, é o mais novo livro do filósofo Marcio Tavares d’Amaral publicado pela Editora UFRJ. O lançamento será no dia 24 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema, rua Visconde de Pirajá, 572.
Nesse volume, o filósofo destaca um período extremamente importante para a história das ideias e dos sistemas filosóficos. Nele, o leitor vai acompanhar uma enorme transformação das relações entre fé e razão, em que a grande virada paradigmática é a ocultação da fé e a separação definitiva entre razão e religião, filosofia e teologia. Na modernidade, o Renascimento vai colocar o homem na dimensão do tempo, na perspectiva histórica.

O volume 4 se junta agora à série que chegará a oito volumes. A obra completa pretende traçar a história de 26 séculos dos paradigmas filosóficos do Ocidente e dos momentos de constituição e surgimento de ideias demarcadoras do pensamento na civilização ocidental, que vão desde o século VI a.C. até os dias atuais.
O título da série chama a atenção para a possibilidade de que nós, ocidentais, por descuido ou intencionalmente, deixemos o nosso sol, o Ocidente, morrer em nossas mãos. Esse é o cenário dito “pós-moderno” que a obra procura compreender: contar a história desse momento em que se diz que a História acabou e contribuir para a compreensão do presente.
Resultado das aulas ministradas entre 2002 e 2010, em cursos de pós-graduação na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde Marcio Tavares d’Amaral é professor emérito, Os assassinos do sol é quase um romance histórico, cujas personagens o autor faz existir com intenções e sentimentos, perplexidades e juízos.

Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos – volume 4: Os modernos – séculos XIV a XVIII
Marcio Tavares d’Amaral – Editora UFRJ
464 p.; v. 4; 14 X 21 cm; R$ 72,00
ISBN 978-85-7108-449-0