Lançamento do Livro de Cesar Baio, na ECO

A Central de Produção Multimídia da ECO/UFRJ tem o prazer de convidar para o lançamento do livro Máquinas de Imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade, de Cesar Baio.

O livro parte das teorias e práticas em torno das imagens técnicas, tais como a fotografia, o cinema e o vídeo, para discutir a cultura visual e os regimes de imagem que surgem com a inserção as tecnologias digitais nos aparatos de produção de imagens, incluindo o vídeo interativo, a realidade virtual, a realidade aumentada e a arte cibernética.

Este livro que o leitor tem em suas mãos representa o coroamento de uma série de discussões, polêmicas e produções que se estendem pelo menos desde os anos 1960, mas que ganhou um contorno mais definido a partir do final do século XX: trata-se de um balanço do que significou o surgimento das tecnologias digitais nos conceitos de cultura, arte, filosofia e modos de vida. O autor, Cesar Baio, atualiza as discussões anteriores colocadas por autores como Vilém Flusser, Edmond Couchot, Peter Weibel, Júlio Plaza, Lúcia Santaella e tantos outros que as formularam num período imediatamente anterior, sobre como tudo se transforma quando se passa para uma existência digital, não apenas nas imagens, sons e textos, mas também na condução do pensamento, dos novos comportamentos e modos de produção e consumo, da vida contemporânea, enfim.
Arlindo Machado

Em Máquinas de imagem, Baio nos proporciona uma acurada leitura da condição contemporânea, atualizando as proposições desenvolvidas por Vilém Flusser sobre os aparelhos técnicos de mediação. Uma perspectiva teórica consistente, radicada na identificação das linhas de forças singularizantes dos fenômenos culturais contemporâneos, considerados a partir da leitura crítica das formulações conceituais predominantes até o início dos anos 1980, mas, igualmente decisivo, desde o ponto de vista da liberdade do artista e do participante implicados na aventura estética
Antonio Fatorelli.

Dia:  Hoje, dia 31/05, às 19h
Local: Laboratório de Fotografia
CPM – Central de Produção Multimídia ECO/UFRJ
Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 31/05/2016
Horário: 19:00

Local: Auditório da Central de Produção Multimídia/CPM da Escola de Comunicação da UFRJ
Av. Pasteur, 250
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: http://www.eco.ufrj.br/.
Instituição responsável: UFRJ (ECO).
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: 3938-5081.

Comments are closed.