Lançamento do livro A sociologia urbana de Robert Park

A sociologia urbana de Robert Park, livro organizado por Licia do Prado Valladares, com tradução de Wanda Brant, será lançado pela Editora UFRJ no dia 4 de abril, na Livraria da Travessa de Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572, às 19h. Esta é a primeira publicação em português sobre um dos maiores sociólogos americanos do início do século XX, considerado o “pai” da sociologia urbana.

A seleção de textos privilegia as reflexões de Park (1864-1944) acerca das questões urbanas que o afetavam diretamente, como pessoa, como jornalista e como pesquisador e inclui seu único texto sobre o Brasil, comentário de um estudo realizado por Donald Pierson na Bahia sobre relações raciais, em 1937.

Entre os temas abordados no livro estão a cidade como laboratório social e espaço para investigação do comportamento humano, e a migração humana e o homem marginal, adjetivo que nesse estudo não tem sentido negativo, mas se baseia na figura do estrangeiro, aquele que, vindo de fora, permanece no dia seguinte.

A organização industrial e moral das cidades, a divisão do trabalho, o controle social e o papel de instituições como a igreja, a escola e a família são algumas questões a que Park se dedicou em seus estudos sobre as cidades.

Licia do Prado Valladares é doutora em Sociologia e professora emérita da Universidade de Lille, na França. É autora de vários livros, dentre os quais Passa-se uma casa (Zahar Editores), Pensando as favelas do Rio de Janeiro (Relume Dumará) e A invenção da favela (Editora FGV).

Carregando mapa ....

Dia(s): 04/04/2018