Lançamento do livro: Uma Encruzilhada Modernista

Exposições, Mostras e Lançamentos
Lançamento do livro:
Uma Encruzilhada Modernista: Victor Brecheret, Mário de Andrade e o Cristo Redentor

Dia 13 de novembro, 17 horas.
Local: Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos, localizada no piso térreo do IFCS/UFRJ
Endereço: Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro.

O livro toma como ponto de partida a escultura de uma cabeça de Cristo que reúne duas personagens centrais da Semana de Arte Moderna de 1922. A elas juntamos outra referência religiosa, o Cristo Redentor, planejado para ser inaugurado no mesmo ano, no ensejo das celebrações do Centenário da Independência. Esses encontros levam a uma viagem que permite discutir a relação entre modernismo e religião fazendo interrogações sobre o Brasil e sua formação. Numa rota que repensa esculturas, monumentos e escritas que se converteram em marcos estéticos para a nação.

Sobre os autores:

Edilson Pereira é professor da Escola de Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Emerson Giumbelli é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Toniol é professor do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp.

Dia(s): 13 nov 2023

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Valor: Não se Aplica