Lançamento “Introdução à Química de Ciclodextrinas”

A Synergia Editora e os professores do Instituto de Química da UFRJ, Luiz Fernando Brum Malta, Jaqueline Dias Senra, Marta Eloisa Medeiros e Alessandro Bolis Costa Simas convidam a comunidade acadêmica para o coquetel de lançamento de seu livro “Introdução à Química de Ciclodextrinas”, a ser lançado na Casa da Ciência da UFRJ no dia 06/10, às 15h.

Release

Este livro trata substancialmente de aspectos da química de ciclodextrinas, oligossacarídeos multifuncionais, com emprego em áreas da ciência como catálise, separações, tecnologia farmacêutica e alimentos. O texto foi desenvolvido de forma a envolver o leitor em uma espiral crescente de conhecimento, começando com uma breve introdução a interações químicas e química supramolecular, área que envolve a química de ciclodextrinas; seguido por uma descrição amigável dos principais métodos de caracterização de compostos contendo ciclodextrinas, com ênfase nas técnicas de determinação de constantes de equilíbrio (Espectroscopia no UV-vis, Eletroforese Capilar) e caracterização estrutural do composto (Dicroísmo circular, RMN); e finalizando com um portfólio de aplicações em catálise, separação, estabilização de nanopartículas, formação de nanocompósitos etc.

Constitui-se um  livro único editado no Brasil, com abordagem diferenciada da química de ciclodextrinas, e é destinado a alunos e pesquisadores das áreas de química, farmácia e engenharia que desejam ter o seu primeiro contato com esta fascinante área do conhecimento.

Reginaldo Medeiros

Dia(s): 6 out 2017

Local: Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22290-160