Live com Hamilton de Holanda no Bossa Criativa

Bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda recebe os também músicos Junior Braguinha, Daniel Santiago e Gabriel Grossi para conversa sobre a importância da presença de artistas nas mídias sociais. Encontro, o primeiro de uma série de cinco previstos, é uma parceria do Programa Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, da Funarte e da UFRJ, com o Festival de Ideias Colaborativas Nosso Bando.

Vai ao ar nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, às 16h, a primeira de uma série de cinco lives conduzidas pelo compositor e virtuose Hamilton de Holanda. Nos encontros, Hamilton estará sempre acompanhado por artistas e técnicos que são referência na área musical, em diversos estilos e instrumentos, convidados a falar sobre música e o mercado de trabalho. Neste primeiro, os convidados são o contrabaixista Junior Braguinha, o compositor, guitarrista e produtor musical Daniel Santiago e o gaitista e compositor Gabriel Grossi, tendo como tema A Presença nas Redes Sociais. A live será transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente).

Criação do próprio Hamilton de Holanda, o Festival de Ideias Colaborativas Nosso Bando tem promovido debates virtuais desde abril deste ano e, agora, se junta à programação do Projeto Bossa Criativa. “A ideia é trocar ideias sobre o mercado de trabalho em épocas de pandemia e de achatamento do mercado cultural musical atual com essa nova configuração”, comenta o bandolinista. “Neste primeiro, vamos e debater questões como a presença do artista nas redes sociais, o cuidado com o som nessas apresentações digitais” revela.

Quem são eles:

Hamilton de Holanda é bandolinista e compositor e tem na improvisação a sua principal característica. Em sua carreira, estão performances como solista nos mais variados estilos – como o de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center Orchestra e orquestras sinfônicas de todo o mundo, festivais rock e música pop e um megashow de Dave Mathews Band no The Gorge ou em pleno carnaval carioca. Na estante, possui vários troféus Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz e Choc, além de inúmeras indicações.

Daniel Santiago é um compositor, guitarrista e produtor musical. Profundamente enraizado na música tradicional brasileira, ele combina os sons de sua terra natal com rock inglês das décadas de 1970 e 80 e com jazz moderno, sempre em busca por uma linguagem sonora original. No currículo, colaborações com Milton Nascimento, João Bosco, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Joshua Redman e Greorie Maret, entre outros. Em dupla com Pedro Martins, participou, a convite de Eric Clapton, do Crossroads Guitar Festival de 2019.

Junior Braguinha é um dos contrabaixistas mais respeitados da nova geração. Integrante da banda do baterista de jazz fusion Virgil Donati, participou de turnês de shows e clínicas pela Europa, Oceania, América do Sul e América do Norte, entre 2016 e 2019. Junior é um dos pioneiros no segmento de cursos online de Contrabaixo no Brasil, com mais de oito anos de experiência e mais de quatro mil alunos.

Gabriel Grossi é considerado um dos melhores gaitistas do mundo e foi integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, vencedor do prêmio da Musica Brasileira em 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Gabriel foi parceiro do clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento, e gravou CDs e DVDs com as cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho.

O Projeto

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Serviço:

Live com Hamilton de Holanda e convidados no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Quando: Dia 19 de agosto de 2020, às 16h, com transmissão do canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa Projetos UFRJ – Funarte:

imprensa@musica.ufrj.br e ascomfunarte@funarte.gov.br

Dia(s): 19 ago 2020