Live Projeto Espiral: o resgate de uma ideia

Projeto Espiral: o resgate de uma ideia” é tema em live do Sinos, nesta quarta, 30/9, 18h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente no Youtube

Inspirado em uma iniciativa com o mesmo nome que, entre as décadas de 1970 e 80 promoveu o ensino coletivo de cordas, o Projeto Espiral é parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e promove a capacitação instrumental de jovens músicos de projetos sociais de todo o Brasil.

Nesta quarta-feira, às 18h, com transmissão pelo Canal Arte de Toda Gente, no Youtube, as origens, objetivos e o “renascimento” do Projeto Espiral serão debatidos em uma live. Com mediação de um de seus coordenadores, o professor Aloysio Fagerlande, e participação dos também professores Leandro Soares (outro coordenador do projeto), Celso Woltzenlogel, Marco Catto e Fausto Borém, o encontro faz parte da programação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, Sinos, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Originalmente, o Projeto Espiral foi idealizado pelo professor Alberto Jaffé e pelo maestro Marlos Nobre, e foi lançado em 1976, com o apoio da Funarte, para promover o ensino coletivo de instrumentos de cordas, funcionando até meados da década seguinte.

Quem participa da live:

Aloysio Fagerlande (mediador) – Coordenador do Projeto Espiral, do PROMUS-UFRJ e Professor da Escola de Música da UFRJ

Marco Catto – Professor de Violino e Viola e Músico da Orquestra Sinfônica da UFRJ

Celso Woltzenlogel – Professor aposentado da Escola de Música da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Música

Fausto Borém – Professor de Contrabaixo da Escola de Música da UFMG

Leandro Soares – Coordenador do Projeto Espiral e Professor de Trompete da Escola de Música da UFRJ

Dia(s): 30 set 2020

Local: