Lives de lançamento do vídeo Viva Ouro Preto VR

Viva Ouro Preto VR é uma vídeo-experiência que une performance musical, visual e documentário em realidade virtual cinemática (com visão em 360º) para valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade mineira. Iniciativa é parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ. Lives de lançamento serão transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Igreja de São Francisco de Assis – Foto Eduardo Martino

O Viva Ouro Preto é uma iniciativa do Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto é resultado de pesquisas aplicadas e da atuação conjunta de dois Programa de Pós graduação Profissional da UFRJ, o de Mídias Criativas (PPGMC), da Escola de Comunicação, e o de Música (PROMUS) da Escola de Música, com participação do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da COPPE, também da universidade. O lançamento do vídeo será marcado por duas lives, nos dias 24 e 26 de agosto, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, ambas às 19h.

A obra mescla documentário, efeitos visuais e som espacializado (ambissônico*) numa experiência pensada para estimular a valorização do patrimônio histórico e cultural. Ouro Preto é a primeira cidade contemplada, mas a ideia é que obras inovadoras com essas mesmas características multissensoriais, unindo performances musicais e audiovisuais, possam ser criadas para outras cidades patrimônio contempladas no Projeto Bossa Criativa (veja a relação completa no site do projeto: www.bossacriativa.art.br).

(* formato que reproduz além do plano horizontal, cobrindo as fontes de som acima e abaixo do ouvinte, de forma que o ouvido humano tenha uma experiência imersiva)

A primeira das duas lives de lançamento buscará destacar a parceria firmada entre diferentes centros de referência da UFRJ, unindo diversas expertises de professores, alunos e técnicos para atender à demanda de criação inovadora do Projeto Bossa Criativa. Estarão presentes Denise Freire, Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UFRJ, Marcelo Jardim, Coordenador do Bossa Criativa, Aloysio Fagerlande, Coordenador do PROMUS, Gerson Cunha, LAMCE/COPPE e Luciano Saramago, coordenador do Laboratório de Mídias Criativas do PPGMC, com a mediação de Katia A. Maciel, (coordenadora do PPGMC).

Na segunda, especialistas nas áreas de patrimônio histórico e cultural, realidade virtual, comunicação e produção cultural discutirão sobre como a realidade virtual pode ser uma grande aliada para ativar a valorização do patrimônio, além de comentar as escolhas inovadoras aplicadas no vídeo Viva Ouro Preto VR. Participam Leonidas de Oliveira, Secretário de Cultura de Minas Gerais; Francisco Almendra, do Studio Kwo, Luciano Saramago, diretor de imagem e pós-produção de efeitos visuais do vídeo e Katia A. Maciel, roteirista e produtora-executiva do projeto.

Eduardo Martino, responsável pelas fotografias still, explica que o vídeo foi concebido inicialmente para ser projetado dentro de um domo (tenda em formato de cúpula) em uma praça pública de Ouro Preto. Com o isolamento, porém, foi preciso adaptar o projeto. “Passamos alguns dias percorrendo a linda cidade, fazendo todos os registros a partir desse conceito, mas voamos de volta ao Rio de Janeiro diretamente para dentro da quarentena”, conta Eduardo. “De uma certa forma, tivemos sorte de poder ter feito os registros, porque dali para frente, tudo mudou. O produto foi repensado várias vezes e, finalmente, chegamos a esse formato final, que se baseia nas ideias originais, mas traz outras interessantes inovações que surgiram ao longo desse processo, com a equipe dedicada e colaborando à distância”, relata.

Kátia Maciel, coordenadora do Mestrado em Mídias Criativas da UFRJ, é a roteirista e produtora-executiva do vídeo. “Criar o roteiro e acompanhar toda a produção do vídeo Viva Ouro Preto VR foi muito estimulante!”, diz ela. “Tive que escrever pensando em Cinematic VR, fotografia still e 2D, áudio ambissônico… uma experiência imersiva completa. A gente não queria produzir mais um ‘tour virtual’. Buscamos criar uma experiência mesmo, capaz de mexer com os sentidos, com as emoções, gerar novas memórias, engajamento e curiosidade. E, sobretudo, contribuir para a valorização do incrível tesouro que é o Patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto”, afirma.

Kátia enfatiza a importância da parceria entre os programas de pós-graduação profissionais da UFRJ para essa iniciativa: “Unimos expertises das áreas de Mídias criativas/Comunicação, Música e Métodos Computacionais. Gente que entende de melodias com gente que trabalha com redes neurais; comunicadores com programadores e músicos. Imagina o caldeirão de ideias e possibilidades!”, comemora.

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 28/08/2020
Horário: 19:00 - 20:00

Local:
Online: http://www.youtube/artedetodagente

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:24/08/2020
Site: www.bossacriativa.art.br
Instituição responsável: Funarte-UFRJ
Email do organizador:email@bossacriativa.com.br
Telefone de contato: (21) 2240-1441

Comments are closed.