Minicurso Marx e Espinosa: Pensadores da Imanência

O Grupo Jornada Marxista da UFRJ e o Laboratório de Estudos sobre Estado e Ideologia (LEI) convidam a todxs para o Minicurso “Marx e Espinosa: Pensadores da Imanência”.

Ministrante: Mauricio Mello Vieira Martins – Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), ambos ligados à Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ementa: O minicurso sustenta a importância de se superar o isolamento entre os pensadores que tantas vezes caracterizam as pesquisas. Trata-se aqui de aprofundar o exame entre as aproximações e diferenças entre dois autores que marcaram em profundidade o pensamento moderno e contemporâneo: Espinosa e Marx. No primeiro, recolhemos em especial sua crítica à teleologia: mas será que a crítica espinosana ao finalismo se aplicaria ao próprio Marx? Já neste último autor, interessa-nos aprofundar as objeções que ele apresenta a um certo naturalismo: será então que a crítica de Marx à naturalização de certas relações sociais alcança o próprio Espinosa? Propomos uma abordagem que, ao invés de optar dogmaticamente por um ou outro pensador, tente apreendê-los em sua fecunda heterogeneidade.

Sala 106 (1º Andar) do IFCS/UFRJ

Inscrições gratuitas no dia e local do evento.

Serão emitidos certificados.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/826620157416075/

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 14/05/2015
Horário: 14:00 - 16:00

Local: IFCS/UFRJ
Largo São Francisco de Paula, 1
Rio de Janeiro - RJ CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:No dia e local do evento
Site: https://www.facebook.com/events/826620157416075/
Instituição responsável: Laboratório de Estudos sobre Estado e Ideologia (LEI)
Email do organizador:jornadamarxistadaufrj@gmail.com
Telefone de contato: (21) 96976-6125

Comments are closed.