Mujer, Woman, Babae: direitos humanos, transexualidades e arte

A Escola de Belas Artes da UFRJ em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e Global Grace apresentam a conferência:

Mujer, Woman, Babae: um relato transfeminista do direito humano à vida e ao amor na arte filipina contemporânea

A conferência será ministrada pela Dra. Jaya Jacobo (Universidade Ateneu de Manila – Filipinas) e ocorrerá dia 29/11/2019 de 9h às 12h, no salão nobre do CCMN (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Ilha do Fundão). Toda a comunidade acadêmica é convidada para participar do evento.

Local sujeito a lotação, chegue cedo!
(Serão emitidos certificados de comparecimento ao evento).

Sobre a conferencista:
Pesquisadora entusiasta dos estudos culturais, cultura popular, filologia filipina, teoria queer, transfeminismo, literatura comparada e cinema contemporâneo filipino, Jaya Jacobo vende uma formação internacional, tendo passado por renomados centros como a Universidade do Estado de Nova York ao longo de sua carreira acadêmica.
É também uma poetisa publicada em três línguas e, atualmente, leciona na escola de humanidades da Universidade Ateneu de Manila, nas Filipinas.
A situação cultural dos trópicos, o acesso aos direitos humanos, a representação transexual nas artes e muitos outros temas são comuns em seus trabalhos acadêmicos e serão apresentados e aprofundados na conferência.

Sobre o evento:
Idealizado pela Professora Mariah Rafaela Silva (do departamento de História e Teoria da arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro) como um evento de encerramento do semestre de 2019.2, a conferência será só uma das atividades planejadas para o dia: Convidamos também todos os interessados a, depois do fim da fala, prestigiar a exposição artística de curta duração “Arte, pesquisa, ação e pensamento anticolonial” que ocorrerá somente no dia 29/11 das 9h às 16h no centro cultural do CCMN (ao lado do salão nobre) e contará com obras de alunos da própria universidade.
Os trabalhos que serão expostos são resultados do enfrentamento e questionamento de temas comuns da filosofia e história da arte que devem enriquecer o debate travado pela primeira parte do evento e apresentar novas ideias e perspectivas ao visitantes. Sendo assim, reforçamos o convite à todos os interessados a mandar trabalhos para a curadoria da mostra (um pequeno edital será lançado e divulgado em breve) mas também a prestigiar sua abertura.

Além disso, haverá apresentação do grupo de teatro Transarte (formado por pessoas trans), performances e apresentação musical por estudantes da UFRJ.
O edital para recebimento das obras já está aberto e disponível neste link: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vQmkMEEskIOJppZfNRcTSVsCkG-yCt9Hoj6fckhs1CFQqCLvVp5etl8uy4NL1S2rJqrdFzEGfL7rlUu/pub?fbclid=IwAR1aQFUiQrB6tXvFhgCFE6Vpjaz0M7KLpWC1qJBJN-D4BVnUkUDPOf-9Qo8

Obs.: haverá certificação para ouvintes/ haverá tradução simultânea.

Dia(s): 29 nov 2019
Horário: O dia inteiro

Local: Salão Nobre da Decania do CCMN/UFRJ
Av Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-916, Cidade Universitária