Museu Nacional Vive no Bicentenário: Polo Cultural

Atividades Culturais e Espetáculos

Circo, música, teatro e dança estão na programação do #MuseuNacionalVive no Bicentenário. A programação artística gratuita acontece nos dias 10 e 11 de setembro de 2022.
Confira a programação:

Sábado, 10/09/2022
11h – Orquestra Sinfônica Brasileira

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. O Quarteto de Sopros formado por Alexis ngulo (flauta), Jorge Postel (oboé), Marcio Costa (clarineta) e Felipe Destéfano (fagote) vai interpretar um programa composto por uma seleção de choros brasileiros, com arranjo de Jessé Sadoc, e “Quatuor”, de Heitor Villa-Lobos. A Orquestra tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e o Bradesco como um de seus patrocinadores.

13h – Cia. de Ballet Dalal Achcar

A companhia chega à Quinta da Boa Vista com 20 bailarinos performando seis coreografias clássicas e modernas, ao som de reconhecidas composições brasileiras. Emoção, afeto e a excelência dos bailarinos são a tônica desta apresentação. Músicas de Vinícius de Moraes, Baden Powell, Milton Nascimento, Fernando Brant, Jacob do Bandolim, Naná Vasconcelos, entre outros grandes nomes da nossa música estão no repertório. O pas de deux do ballet ‘Floresta Amazônica’, composta por Heitor Villa-Lobos, será dançado pela primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Marcia Jaqueline, com o bailarino da Dalal, Matheus Benevides. A Cia. De Ballet Dalal Achcar tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

15h – Unicirco Marcos Frota

A trupe que já anima os fins de semana de centenas de famílias na Quinta da Vista preparou uma apresentação especial, com números circenses que podem ser executados a céu aberto. Parceiro antigo e vizinho do Museu Nacional/UFRJ, o Instituto Unicirco Marcos Frota colabora com o desenvolvimento artístico e social da população carioca desde 1995. Atualmente, conta com patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei do ICMS da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Domingo, 11/09/2022
11h – Teatro Musical (Grupo Sarau)

16h – Nova Orquestra
Criada em 2019, é a primeira orquestra pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos. Vinte e cinco músicos subirão ao palco na Quinta da Boa Vista. Sob a regência do maestro Anderson Alves, vão executar canções como Beija-Flor (Timbalada), Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), O Descobridor dos Sete Mares (Tim Maia), Brasil (Cazuza), Aquele Abraço (Gilberto Gil), entre outros grandes sucessos da música brasileira. A Nova Orquestra conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Dia(s): 10 set 2022 - 11 set 2022

Local: Museu Nacional da UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, 20940-040

Período de inscrição: Não é necessária inscrição