No-Budget Science

Depois de 3 anos e quase 20 edições do No-Budget Science, sentimos que estávamos começando a nos repetir. Discutimos temas polêmicos e projetos interessantes, construímos uma comunidade, trocamos ideias e bebemos um tanto de cerveja (algo entre 300 e 350 litros, pelas nossas estimativas). Ainda assim, algo ficou faltando.

Desde a primeira edição, uma das missões do evento era fomentar projetos científicos de baixo custo – para isso, sempre deixamos um espaço aberto pra que qualquer um pudesse propor uma ideia de projeto, e idealmente conseguir ajuda para ele. Três anos depois, porém, sentimos que esse objetivo ainda não foi cumprido – onde estão, afinal, os projetos nascidos no evento?

Por conta disso, nosso plano para 2019 é de harakiri e renascimento, passando de um evento bimestral a uma semana intensiva de desenvolvimento de ferramentas e projetos coletivos, pra tentar tirar as ideias da nossa comunidade no armário. Pra não reinventar a roda, resolvemos trazer gente que já trabalha com o formato há tempo – em outros círculos, ele atende pelo nome de hackathon ou hack week – e ver se aprendemos alguma coisa antes de dar esse passo à frente.

Nosso line-up do dia, que vai discutir aplicações de hackathons em ciência – que incluem genômica, divulgação científica e a própria UFRJ – é o seguinte:

Ben Busby (NCBI/NIH) – Software prototyping, training and networking in hackathons

Gabriel Bastos (Poli-UFRJ/Flori) – O que é Hackathon e por que devo participar?

Catarina Chagas (IDOR) – Hackathons e divulgação científica em saúde: maratona para quem quer aproximar ciência e sociedade

Kleber Neves (IBqM-UFRJ) – No-Budget Science Hack Week: uma proposta

O No-Budget Science acontece na próxima 5a, 29/11, às 16h, no Auditório Leopoldo de Meis (CCS/UFRJ, em frente à Farmácia Universitária). Apareça por lá para decidir junto com a gente o futuro do No-Budget Science e nos ajudar a hackear sua morte e renascimento!

Até lá!

No-Budget Science

Comissão Organizadora: Olavo Amaral, Kleber Neves, Clarissa Carneiro, Felippe Espinelli (IBqM-UFRJ)

Contato: nobudgetscience@gmail.com